Busca rápidaX


MANCHETES

Executivo de Ijuí vai repassar R$ 30 mil à Casa Familiar Rural de Catuípe. 90% dos alunos que passam pelo local permanecem no campo

20 de julho de 2022

A Casa Familiar Rural de Catuípe, localizada na comunidade de Três Vendas, foi pauta da sessão do legislativo ijuiense na última segunda-feira (18). Isso porque foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, que prevê o repasse de R$ 30 mil à instituição. A proposta retorna ao Executivo, e assim que sancionada pelo prefeito Andrei Cossetin, será autorizado repasse do montante à casa rural.

Na tribuna, o vereador Beto Noronha (PT) aproveitou o espaço para reforçar a importância do recurso. Segundo ele, a destinação dessa verba é muito importante, já que ajuda a manter uma casa e uma escola que desempenham um trabalho fundamental. O parlamentar lembrou das dificuldades que a região encontra na área rural, principalmente no que se refere a manutenção dos agricultores no campo e, de forma especial, dos jovens.

Beto elogiou a metodologia de ensino aplicada aos alunos, principalmente pela questão da alternância, já que os estudantes passam um período presencial na casa, acompanhando as aulas teóricas, e outro período é dedicado a aplicação prática, nas propriedades dos estudantes. Devido a importância da escola a toda região, Beto acredita que os poderes públicos municipais, estaduais e federais deveriam unir esforços e incentivar as atividades através da destinação de mais recursos. “O objetivo da escola vai muito além da formação, mas da manutenção dos jovens, ajudando em suas propriedades rurais, levando tecnologia e capacidade técnica ao campo” afirma.

Em 2022 a Casa Familiar Rural completa 17 anos. Em 2020, quando celebrado os 15 anos da instituição, foi produzido um livro contando sobre a criação e a história, através de depoimentos dos 60 alunos que já haviam concluído o Ensino Médio.
Mais de 90% desses estudantes ainda permanecem no campo, segundo o coordenador da instituição, senhor Venildo Turra, o que reforça que o objetivo da casa é cumprido na prática, evitando o êxodo rural.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí