A 24ª Expodireto Cotrijal vai acontecer na próxima semana, de segunda a sexta-feira, em Não Me Toque. Com acesso gratuito, a programação vai ocorrer diariamente, das 8 às 18 horas. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o gerente de marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues, destacou a característica do evento, ou seja, uma feira do agronegócio, com foco em negócios, ainda soluções, inovações e tecnologia para o campo.
Já estão confirmados 593 expositores, dentre áreas de máquinas agrícolas, insumos, sementes, também área da agricultura familiar, dentre outros segmentos. Com ampliação, o parque da Expodireto passa a ter 130 hectares.
A expectativa, sempre, é de que as empresas e indústrias apresentem novidades tecnológicas que estão em evidência no mundo. Rodrigues observou a feira também alia a ênfase na sustentabilidade da agricultura, ou seja, produzir alimentos com respeito à natureza. Benísio Rodrigues ainda citou as diferentes discussões que ocorrerão na Expodireto, por meio de fóruns, seminários e encontros.
Destaque, por exemplo, para fóruns do milho, soja, trigo, florestal e leite, debates sobre pulverização e irrigação, ainda assuntos referentes a agricultura 5.0 e a era da digitalização, avicultura, erva-mate e créditos de carbono. Também haverá audiência pública do Senado durante a feira em Não Me Toque.
O gerente de marketing da Cotrijal observou que são esperadas cerca de 70 comitivas estrangeiras, com destaque para representantes da China. Benísio Rodrigues enfatizou a expectativa dos chineses em fechar negócios, inclusive querem conhecer melhor a agricultura gaúcha. Nesse caso, vai ter o pavilhão internacional.
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Benísio Rodrigues explicou que a expectativa é que a Expodireto de 2024 supere a marca de 320 mil visitantes do ano passado e realize comercialização acima de 7 bilhões de reais, que foi o número de 2023. Para a edição deste ano, a Cotrijal aumento em cerca de 2 mil e 500 vagas de estacionamento de veículos.