Hoje acontece o segundo dia da 24ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Nesta manhã, no auditório central, vai ocorrer o Fórum Nacional da Soja. Na ocasião, o fundador da Agroconsult – Consultora e Projetos, André Pessoa, vai palestrar sobre os mercados de soja e milho da safra 2023/2024. Além disso, o fundador e presidente da Be8 e do Grupo ECB, antiga BSBIOS, Erasmo Batistella, vai falar referente a biocombustíveis e energia renovável no cenário atual e perspectivas.
No pavilhão internacional, das 9 às 10 horas, vai ter painel intitulado “Israel: Celeiro de Tecnologias Agrícolas”. No mesmo local, das 10 às 11 horas, o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes, vai falar sobre auditoria mundial do clima.
Hoje pela manhã, a Expodireto ainda vai abordar assuntos relativos ao armazenamento em silo-bolsa e o uso de dados e tecnologias de precisão na reprodução de vacas de leite. Já nesta tarde haverá o 8º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, ainda o 2º Fórum da Carne Bovina, apresentação do programa de irrigação do governo gaúcho, dentre outros temas.
Ontem pela manhã, durante abertura da Expodireto, foi ressaltado a necessidade de investimentos em irrigação e um seguro rural eficiente. O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou que é preciso ações concretas para avançar na irrigação e retenção de água.
Ele aproveitou a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para reivindicar um seguro rural robusto, de amplitude nacional, com participação de cooperativas, indústrias e governo para auxiliar os produtores quando ocorrer uma catástrofe climática. Fávaro, por sua vez, relatou a abertura de novos mercados para a agropecuária brasileira em 39 países e adiantou que o governo federal planeja melhorias no seguro rural.
O ministro da Agricultura enfatizou que tem muita coisa para ser feita, um plano safra ainda melhor, mais eficiente e com linhas mais efetivas para os produtores, ainda seguro rural modernizado, para ter mais recursos e participação bipartite.
Já o governador, Eduardo Leite, na abertura da Expodireto, ao abordar a irrigação, disse que isso precisa ser feito com oferta de recursos via financiamento e legislação que garanta suporte, respaldo e segurança jurídica.
Ele comentou que, na semana passada, foi lançada mais uma etapa do Programa Supera Estiagem. O Estado quer colocar 200 milhões de reais nos próximos anos, com subvenção aos produtores que fazem investimentos com até 100 mil reais ou 20% do valor do investimento.