Busca rápidaX

Expoijui não será realizada neste ano e a partir de 2023 acontece de forma bienal

7 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Ijuí promoveu nesta manhã (07) uma coletiva de imprensa pra tratar sobre o novo formato das festividades no município de Ijuí. No salão nobre da prefeitura estiveram reunidos representantes da UETI- União das Etnias de Ijuí, ACI- Associação Comercial e Industrial de Ijuí e Executivo. Entre as novidades anunciadas, destaque para a Expoijuí que será ressignificada, a partir da visão da nova diretoria da ACI e do apoio do empresariado local. O novo modelo, segundo Marcos Killing, presidente da ACI, irá valorizar o empreendedorismo, a inovação, a oportunidade de negócios e o desenvolvimento econômico. O evento, que terá um caráter empresarial, será realizado de forma bienal, ou seja, a cada dois anos, retomando suas edições somente a partir de 2023, em data a ser definida.

Além disso, outra mudança está relacionada a Fenadi- Festa Nacional das Culturas Diversificadas, que também será remodela e devido a sua nova configuração e abrangência, receberá novo nome e abraçará, segundo o presidente da UETI, Nelson Casarim, além da arte e cultura, a economia criativa, os negócios, a inovação, o turismo e o lazer. A partir desse ano a feira passa a se chamar Expofest Ijuí- Exposição- Festa Internacional das Etnias.

Essa sim, continua acontecendo anualmente e será realizada neste ano, entre os dias 06 e 16 de Outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Diante disso, o feriado municipal de 19 de outubro deverá ser antecipado dentro da programação. O evento atenderá o reconhecimento Nacional e Internacional que Ijuí tem recebido, segundo o prefeito Andrei Cossetin, dando protagonismo à comunidade, sua cultura e seus valores, e abrangerá as áreas de arte e cultura, economia criativa, negócios, inovação, turismo e lazer. A última edição da Expoijui Fenadi aconteceu em 2019. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí