A União das Etnias de Ijuí (UETI), promotora da Exposição- Festa Internacional das Etnias, promoveu nessa noite (09) o lançamento oficial da feira. O evento foi realizado na Casa Alemã- Centro Cultural 25 de julho, no Parque de Exposições Wanderley Burmann e contou com a presença da imprensa e de autoridades locais e regionais.
Além do pronunciamento do presidente da UETI e da Expofest, Nelson Casarin, e do prefeito de Ijuí e presidente de honra da feira, Andrei Cossetin, também houve apresentação dos grupos étnicos culturais, bem como a exibição de vídeos relatando um pouco sobre a história de cada etnia e os movimentos culturais que fizeram com que o município de Ijuí levasse o título de Capital Nacional das Etnias.
Em pronunciamento, o prefeito Andrei Cossetin falou sobre a importância desse momento ao município, citando que mais de 200 mil pessoas devem visitar a feira durante os 11 dias de evento. Ele parabenizou a UETI por ter aceito o desafio de assumir uma responsabilidade tão grande, nesse momento que marca a retomada das atividades pós pandemia.
Já o presidente da União das Etnias e da Expofest, Nelson Casarin, falou sobre o proposito da feira, que muito além de gerar grandes oportunidades de negócios, visa destacar ainda mais o município de Ijuí como terra das culturas diversificadas, proporcionando visibilidade internacional e conhecimento cultural aos visitantes.
Mais de 200 apresentações artísticas passarão pelo palco da Expofest durante os 11 dias de programação. A Feira acontece no Parque de Exposições Wanderley Burmann, de 06 a 16 de Outubro. No decorrer dos próximos dias a organização do evento vai divulgar a programação completa da Expofest Ijuí 2022.