As obras de melhorias na ERS 522, saída de Ijuí para Augusto Pestana estão momentaneamente paralisadas. Segundo o Daer – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – isso ocorre por falta de fornecimento de material asfáltico que afeta as obras em todo Rio Grande do Sul.
Com o aumento do dólar frente ao real, ocorreu acréscimo de preço nesses produtos à base de petróleo, por isso, problemas na aquisição por parte de empresas. Do posto 44 até o acesso à Sabeve, em Ijuí, houve retirada do asfalto em alguns trechos, porém ocorreu reposição apenas em parte da rodovia.
Outros trechos estão com pedra brita e muitos buracos, o que exige atenção redobrada de motoristas. O Daer não informou a previsão de retomada das obras. O órgão estadual ainda detalhou que vai ocorrer reforma do asfalto da ERS 522 entre Ijuí e Augusto Pestana.
São ações em pontos específicos, onde o pavimento apresenta maior deterioração devido ao desgaste natural. Os condutores de veículos também precisam ter cuidado em outros pontos da mesma rodovia, visto grandes buracos em diferentes locais, entre Ijuí e Jóia. Por outro lado, segundo o Daer, as obras de reforma da ERS 155, entre Ijuí e Santo Augusto, estão concluídas.