Busca rápidaX

MANCHETES

Falta de repasses ao HCI poderá resultar no fechamento dos leitos psiquiátricos

23 de abril de 2019

A falta de repasses de recursos ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) poderá refletir no cancelamento de serviços fundamentais. Desta vez, o setor afetado é a Ala Psiquiátrica, a qual, desde maio de 2018, não recebe os recursos do governo, o que já resulta num total de mais de R$ 600 mil em atrasos.

Na Sessão da Câmara de Vereadores de ontem (22), o Edil Adalberto Noronha (PT), iniciou um debate sobre o assunto e solicitou uma reunião pública para tratar sobre os repasses. Conforme o Vereador, há 11 meses os custos com os leitos dedicados à psiquiatria não são pagos pelo governo e, caso essa situação não seja contornada, o HCI deverá fechá-los nas próximas semanas.

Em contato com a direção do hospital, a reportagem confirmou a informação repassada pelo vereador. Conforme o HCI, são oito leitos dispostos através do Sistema Único de Saúde (Sus) na ala psiquiátrica, com um custo total de R$ 55 mil ao mês. O recurso em atraso, confirmado pelo hospital, é proveniente dos incentivos de programas ligados ao Governo Federal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí