Busca rápidaX


Fetag-RS empossa nova diretoria

23 de fevereiro de 2024

Nesta sexta-feira, 23, foi realizado o ato oficial de posse da diretoria da Fetag-RS para o quadriênio 2024-2028. A cerimônia aconteceu na sede da federação, em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades, dentre eles, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

As atividades do dia especial começaram logo cedo, com a visita do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que devido a outros compromissos não pode participar do ato de posse. Leite, acompanhado do vice-governador, Gabriel Souza, e do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, dialogou com a nova diretoria da federação sobre as demandas que entidade entende ser fundamentais para o desenvolvimento do setor nos próximos anos.

O governador ouviu as demandas e se comprometeu a manter o diálogo aberto com a Fetag-RS e desejou sucesso para a nova diretoria. Leite foi presenteado com o livro comemorativo dos 60 anos da Fetag-RS. Para o ato oficial de posse, mais de 400 pessoas, dentre lideranças políticas e sindicais, associados(as) e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, participaram.

Em sua fala, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que foi reconduzido ao cargo, afirmou que “a diretoria empossada para o quadriênio 2024-2028 está comprometida em seguir trabalhando arduamente para defender os interesses da agricultura e da pecuária familiar. Ao longo de sua história, a Fetag-RS obteve muitas vitórias, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Assumimos o compromisso de, com ética e transparência, representar agricultores(as) e pecuaristas familiares de todo o Estado”.

Ao final do ato de posse, a já oficialmente empossada diretoria, juntamente com diretoria da Contag, reuniu-se com o ministro Paulo Teixeira e a equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para tratar sobre pautas como a da cadeia leiteira e do Grito da Terra Brasil, que será realizado em 2024, em Brasília.

Sobre as pautas apresentadas, o ministro se comprometeu a, nos próximos 15, reunir representantes das cadeias produtivas, dentre elas a do leite, para buscar alternativas que solucionem os problemas enfrentados pelos produtores, em especial os familiares. O ministro afirmou que não é aceitável que grandes produtores ganhem mais pela produção do que os menores. Ainda de acordo com o ministro, governo e representantes das entidades irão dialogar sobre o orçamento da união voltado a agricultura familiar.

Também prestigiaram o ato de posse: presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; presidente da Conab, Edegar Pretto; o presidente da Contag, Aristides Veras do Santos; o deputado federal, que representou a Câmara dos Deputados, Heitor Schuch; o presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; a secretária de administração e finanças da Fetaesc, Agnes Weiwanko; a presidente da Emater, Mara Helena Saalfeld; presidente da CTB no Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor; presidente da Famurs, Luciano Orsi; presidente da Ocergs, Darci Hartman; além de parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades.

Segue abaixo a diretoria completa:

Diretoria Efetiva

Cargo Nome Regional Sindical
 

Presidente

 

Carlos Joel da Silva

 

Vale do Rio Pardo

 

1º Vice-presidente

 

Eugênio Zanetti

 

Serra

 

2º Vice-Presidente

 

Deonir Sarmento

 

Médio Alto Uruguai

 

Secretária-Geral

 

Jaciara Maria Muller

 

Vale do Caí

 

1ª Secretária

 

Camila Rode

 

Centro Serra

 

2ª Secretária

 

Ana Carolina Benetti

 

Vale do Rio Sinos Serra

 

Tesoureiro-Geral

 

Agnaldo Barcelos

 

Missões II

 

1ª Tesoureira

 

Elisete Kronbauer Hintz

 

Ijuí

 

2º Tesoureiro

 

Samuel Santos

 

Litoral

 

Coordenadora de Mulheres

 

Lérida Matilde Pivoto Pavanelo

 

Santa Maria

 

Suplentes

 

1º Suplente

 

Nauro Nizola

 

Passo Fundo

 

2º Suplente

 

Fernando Marcolin

 

Serra do Alto Taquari

 

3º Suplente

 

Maribel Moreira

 

Sul

 

4ª Suplente

 

Mariana Marcon

 

Serra

 

5º Suplente

 

Luiz Arnt

 

Três Passos

 

6º Suplente

 

Amilton Cesar Camargo

 

Fronteira

 

7ª Suplente

 

Josevane Duarte

 

Camaquã

 

8ª Suplente

 

Marieli Muller

 

Vale do Rio Pardo

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Fetag