Busca rápidaX


Fórum de Ijuí terá Central de Distribuição de Mandados

9 de setembro de 2019

Os Desembargadores do Conselho da Magistratura (Comag) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aprovaram a criação da Central de Mandados na Comarca de Ijuí. A medida atende pedido da Juíza e Diretora do Foro de Ijuí, Simone Brum Pias, com o objetivo de agilizar o trabalho dos Oficiais de Justiça.

A relatora do processo no Comag foi a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar. O levantamento realizado pelo Serviço Auxiliar de Correição apontou que nos últimos 12 meses foram recebidos para cumprimento, 21.102 mandados na Comarca, média mensal de 1.760 mandados recebidos por 13 cargos, sendo três vagos. Atualmente, o Foro de Ijuí possui 36.172 processos em tramitação.

A movimentação de mandados na Comarca de Ijuí é bastante significativa e a instalação de uma Central de Mandados racionalizará não só a rotina dos Oficiais de Justiça, já que recebem mandados cartório a cartório, em razão do zoneamento territorial para o seu cumprimento, o que ficará concentrado somente na Central, mas também na rotina dos cartórios, visto que o recebimento e baixa de mandados passa a ser efetuado por aquele setor e não mais pelas serventias“, segundo Denise de Oliveira Cezar.

A Corregedora destacou a importância do serviço para a prestação jurisdicional em Ijuí, que resultará em agilidade no trâmite processual. “A criação e implantação da Central de Distribuição de Mandados na Comarca de Ijuí resultará  em um serviço mais eficiente no enfrentamento do significativo volume de mandados recebidos mensalmente pelos Oficiais de Justiça da Comarca e refletirá, igualmente, na celeridade dos demais atos processuais“, disse ela.

Fonte: Rádio Progresso e TJ/RS