Busca rápidaX


MANCHETES

Geadas desse ano chamam atenção em Ijuí por prejuízos no trigo mais tardio

8 de setembro de 2020
Fotos demonstram a intensidade da geada no dia 21 de agosto na região de Ijuí

Com a chuva registrada no último final de semana e ontem, o trigo começa apresentar os reflexos das recentes geadas na região de Ijuí. Segundo o funcionário do escritório local da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, a avaliação do momento indica comprometimento dos grãos em grande parte das lavouras.

Ele acredita que entre 50 e 60% do cereal plantado em Ijuí têm muitos prejuízos devido à geada. Bernich destaca que desta vez as geadas ocasionaram bastante estrago no trigo cultivado no período um pouco mais tardio, ou seja, ainda em desenvolvimento, e não apenas na planta em processo de granação. Talvez isso aconteça por conta das baixas temperaturas durante as geadas, pois em alguns locais de Ijuí e até da região houve registro de até cinco graus negativos.

Já na aveia o dano estimado com a geada é de 30 a 40% e na canola, cerca de 50%. Edewin Bernich ainda frisou que o milho também sofreu muitas perdas, mas a planta consegue se renovar ou os agricultores realizam o replantio. Por outro lado, o funcionário da Emater em Ijuí ressalta que as chuvas ajudam a recuperar a falta de umidade no solo, também no desenvolvimento das pastagens.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí