Busca rápidaX


MANCHETES

Golpes têm alta de mais de 50% em abril no RS

21 de maio de 2021

Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostraram que, em abril, os crimes de estelionato no Estado aumentaram 51,79% em comparação ao mesmo período de 2020. Ao todo, 6.354 pessoas afirmam terem sido vítimas, enquanto que no mesmo mês do ano passado esse número era de 4.186. Em Porto Alegre, os dados demonstram que, no mês de abril, 1.322 pessoas foram vítimas de algum tipo de golpe, acréscimo de 41,08% em relação ao registrado no mesmo período de 2020.

Dicas para não cair em golpes

– Habilite o segundo fator de autenticação em todos os aplicativos que permitem esta função. Desta forma, uma segunda senha será adicionada ao serviço, dificultando clonagens e permitindo recuperação das contas em caso de golpes bem sucedidos

 – Não clique em links de promoções e jamais repasse códigos recebidos no smartphone

– Evite conectar em redes Wi-Fi abertas (sem senha). Se precisar conectar mesmo assim, não utilize aplicativos de bancos ou qualquer outro que precise digitar senhas, pois estas podem ser capturadas em redes abertas

– Muita atenção para transferências via Pix. Esta tem sido a preferência para golpes. Criminosos estão se passando por pessoas conhecidas e pedindo transferências para chaves aleatórias, dificultando o rastreio da transação. Desconfie sempre!

– Baixe a cartilha sobre golpes no site da Polícia Civil e o aplicativo PC Alerta que, inicialmente, está disponível para download apenas para usuários do sistema Android. Há também uma versão web, que pode ser acessada no site (clique aqui)

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e GZH