Busca rápidaX

MANCHETES

GPS Campeiro: Aplicativo aproximará agricultores de Ijuí com setores de segurança e saúde

22 de maio de 2023

O município de Ijuí realiza os últimos encaminhamentos para lançar o aplicativo GPS Campeiro, a fim de facilitar atendimentos da segurança pública e da saúde na área rural. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o secretário de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, disse que possivelmente o início do cadastramento de agricultores aconteça dia 13 do próximo mês, durante Dia de Campo da Pecuária, que vai ocorrer no Irder.

Em resumo, o aplicativo vai conter as coordenadas geográficas das propriedades rurais de Ijuí. Cada veículo da Brigada Militar e do Samu terão um celular com esse APP e quando forem acionadas, as equipes conseguirão chegar mais rápido ao local da ocorrência, seja numa questão de segurança, por exemplo, devido a roubo ou furto na propriedade, ou atendimento de saúde. No entanto, as famílias terão que assinar termo de autorização para integrar o programa.

Cada propriedade vai ter um número de identificação. Com isso, no momento que o morador do interior ijuiense solicitar algum serviço, esse código vai indicar para a Polícia ou Samu o exato local do problema. Além disso, na frente de cada propriedade haverá uma placa com esse número. Émerson Pereira enfatiza que são cerca de 2.700 propriedades rurais em Ijuí.

O lançamento deverá acontecer na Expofest, em outubro deste ano, no parque Wanderley Burmann. O secretário Émerson também comentou na Progresso que vai ser reativado o Conselho Rural de Ijuí, que também será apoiador para colocar em prática o aplicativo.

o GPS Campeiro tem apoio das secretarias municipais de Saúde, e Educação, Ceriluz, sindicatos rurais, Brigada Militar, Samu e secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. O projeto foi apresentado incialmente quando o prefeito, Andrei Cossetin, era vereador e que agora está em implementação, como parte do plano de trabalho do governo ijuiense.

Quem organiza é a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, via secretário Émerson Pereira, em conjunto com os escritórios municipal e regional da Emater. A proposta de lei foi apresentada pelo vereador Rodrigo Noronha.

Além da Emater, que vai receber os produtores para aderirem ao programa, ocorre organização de eventos a fim de facilitar a busca por agricultores, como o Dia de Campo da Unijuí, no IRDeR, em 13 de junho, bem como a reativação do Conselho Rural, palestras e a ExpoFest, que também vai ter programação específica para os produtores rurais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí