Busca rápidaX


Granizo atinge interior do município de Jóia e demais municípios da região

16 de agosto de 2022

Vários municípios da região registraram granizo ontem à noite, 15. Em Jóia, o fenômeno climático ocorreu na localidade de Espinilho e Assentamento Simão Bolivar. Segundo o prefeito, Adriano Marangon de Lima, houve danos nos telhados de algumas residências em Espinilho. Hoje pela manhã, a Defesa Civil do município vai percorrer as áreas atingidas pelo granizo. Imagens mostram pedras de gelo de grande tamanho que caíram em Jóia.

O município de Capão Cipó também teve granizo ontem, porém no final da tarde. Segundo o prefeito, Osvaldo Froner, as pedras de gelo atingiram todo o município. Em torno de cinco casas sofreram avarias na cidade, ainda algumas no assentamento Santa Rita e na comunidade de Carovi. Referente às culturas de inverno, Froner observa que ocorreram prejuízos, especialmente, no trigo já em elongação, ou seja, prestes a emitir cachos. No entanto, a maioria da cultura está em fase de perfilhamento, o que não deixa estragos.

Granizo em Capão do Cipó

Em São Luiz Gonzaga, Garruchos, São Nicolau, Bozano e Pejuçara também houve granizo no começo da noite de ontem, mas sem informações de danos mais sérios. Em São Luiz Gonzaga aconteceu queda de árvores na ERS 168, entre a comunidade de Limoeiro e o acesso para a localidade de Afonso Rodrigues.

Ainda sobre Capão do Cipó, há exato um mês, na madrugada do dia 16 de julho, uma forte ocorrência de granizo deixou prejuízos em cerca de 25 casas, dentre as localidades de Entre Rios e Coimbra. As pedras chegaram a amassar latarias e quebrar para-brisa de veículos. Além disso, várias propriedades registraram danos com animais, além de projetos de energia solar totalmente destruídos. Naquela ocasião, o granizo ainda danificou telhados de galpões, por isso, muitos produtores perderam sementes de soja.

Granizo no Assentamento Simão Bolivar, interior de Jóia

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí