Busca rápidaX

Grupos Étnicos de Ijuí se apresentam no Theatro de São Pedro em Porto Alegre pela primeira vez na história

18 de setembro de 2022

As celebrações Farroupilhas deste ano celebram a pluralidade presente na composição do povo gaúcho. Para marcar a data, a UETI – União das Etnias de Ijuí, foi convidada a levar sua representação étnica para Porto Alegre. Na noite da próxima terça-feira,  20 de setembro, as Etnias de Ijuí se apresentarão no famoso palco do Theatro São Pedro. O espetáculo ‘A Capital Nacional das Etnias na Capital de todos os Gaúchos’ será aberto a toda comunidade. O ingresso será 1kg de alimento não perecível.

Segundo Vantuir Patrick Vione, um dos responsáveis pela produção e criação da parte artística do espetáculo, a apresentação artística vai mostrar, através da dança, a história e o legado dos imigrantes que colonizaram Ijuí. Entre eles, destaque aos alemães, árabes, portugueses, austríacos, letos, suecos, italianos, africanos, espanhóis, holandês, poloneses e japoneses. “O movimento étnico de Ijuí orgulha-se do passado e prospecta o futuro demonstrando suas raízes, folclore e tradições que são passadas de geração em geração” afirma.

Ainda de acordo com Vantuir, o espetáculo tem por objetivo mostrar a inserção cultural das etnias organizadas enquanto União das Etnias de Ijuí, constituídas no movimento étnico. No total serão 220 dançarinos representando Ijuí na Capital do estado. Nesta noite cada etnia terá um camarote para seus convidados. Cônsul e embaixatrizes foram convidados pelo governo.

Segundo Vantuir, a canção “Trilogia – O Sonho – A Nova Pátria e o Futuro” é a base do espetáculo que conta a trajetória desses imigrantes que, após vivenciarem acontecimentos de conflito e estarem sem perspectivas de futuro em seus países de origem, criaram coragem e saíram em busca de um mundo novo, cheio de esperança, para dar uma vida digna aos seus filhos no Brasil. O evento é patrocinado pela Secretaria da cultura e turismo do Rio Grande do Sul. 

Confira quais são as etnias representadas:

  1. Centro Cultural Português – Grupo Alma Lusa
  2. Centro Cultural Herdeiros de Zumbi – Grupo Charme da Liberdade.
  3. Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura – Grupo de Dança Aika
  4. Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí – Grupo Frouge Jugen
  5. Centro de Cultura Espanhola – Grupo Hijos del Sol
  6. Centro Cultural Regional Italiano – Grupo de Danças Giovanotti
  7. Sociedade Cultural Holandesa – Grupo Windmolen Moinhos de Vento
  8. Centro Cultural Sueco de Ijuí – Grupo Svenska Danser
  9. Centro Cultural Árabe de Ijuí – Grupo de Danças Árabes Hayat
  10. Centro Cultural Leto de Ijuí – Grupo Staburags
  11. Centro Cultural Austrico de Ijuí – Grupo Lustige Tiroler
  12. Sociedade Cultural Polonesa Karol
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí