Busca rápidaX


MANCHETES

HCI faz prestação de contas aos vereadores

6 de abril de 2022

Dando sequência ao cronograma de prestações de contas à sociedade, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) convidou todos os vereadores para apresentação dos números relativos ao ano de 2021. O encontro ocorreu no auditório da Instituição de Saúde, terça-feira, 05, e teve a presença do presidente do Legislativo, Matheus Pompeo, dos vereadores do PDT, Cleuton Rolim, Josias Pinheiro e Paulo Braga; do PT, Beto Noronha; do PL, Bira Erthal; do PSB, César Busnello; e do Progressistas, Rodrigo Noronha.

Receitas, despesas e o resultado positivo, depois de uma década de déficit, foram apresentados pelo diretor-geral do HCI, Jeferson Machado Pereira, assim como investimentos realizados e projetos em andamento. Em espaço aberto para manifestações dos legisladores, o presidente da Câmara, Pompeo, afirmou que o Legislativo intenciona contribuir com o Hospital e propôs um novo repasse, e solicitou detalhes do convênio firmado com a prefeitura, que prevê a realização de 450 a 500 cirurgias eletivas por parte do HCI, e viabilizado com recurso encaminhada pela Casa em 2021, no valor de R$ 1 milhão.

“Até o momento já foram feitas 155 cirurgias. Iniciamos os procedimentos em setembro do ano passado, mas devido a questões contratuais precisamos paralisar em dezembro, sendo retomados em janeiro. O encaminhamento dos pacientes é feito pelo próprio Município, que mensalmente nos envia uma lista para organizarmos os atendimentos”, explicou o presidente do HCI, Douglas Uggeri.

Os vereadores também questionaram o montante da dívida do IPE Saúde com o HCI e os repasses feitos pelo SUS, tendo suas dúvidas sanadas também pelo diretor de Infraestrutura, Rui Protti, e pela gerente de Controladoria, Dorkas Picinini.

Convidados para conhecer as obras em andamento no Bloco 5, que incluem a Ala da Unijuí e o fechamento dos pavimentos 3 e 4 – obras que estavam paradas há mais de uma década -, e que futuramente irão abrigar a ampliação do Bloco Cirúrgico, da UTI Geral e a Central de Convênios, os legisladores ficaram impressionados com a magnitude dos investimentos, mesmo em meio às dificuldades financeiras, e reafirmaram apoio ao trabalho que está sendo realizado pela diretoria voluntária, principalmente pela transparência e responsabilidade.

Josias Pinheiro, que já foi secretário municipal de Saúde, afirmou que esta é a primeira vez que tem conhecimento da realidade do Hospital e agradeceu ao convite. “Temos uma diretoria coesa, atuante e participativa na decisão e acompanhamento de todas as questões relativas ao Hospital”, acrescentou Uggeri.

Também participaram do encontro, os diretores voluntários Marco Antônio Sagave, Sandro Viecili e Carlos Alberto Scapini; os conselheiros fiscais, Evaldir Walker, Jorge Braz e Vito Cembranel; o diretor administrativo, Marcelo Canazaro; e os coordenadores de Relações Institucionais, Allan Fonseca, de TI, Alisson Frós, e de Obras, Raquel Radaelli. 

Fonte: Rádio Progresso e HCI