Uma subcomissão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai discutir questões sobre aplicação de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas gaúchas. A instalação aconteceu na última terça-feira, por proposição do deputado estadual pelo PSB, Elton Weber. Ele foi escolhido presidente da subcomissão.
Conforme Elton Weber, análises laboratoriais indicam, especialmente, que frutíferas, como uva, maça e nozes, além de oliveiras e mel, apresentam resíduos de defensivos hormonais, por exemplo, o 2.4D, mesmo que não tenha sido feita aplicação nessas produções. Normalmente, os herbicidas hormonais são utilizados para controle de ervas daninhas em lavouras, porém, problemas de deriva causam prejuízos em outras áreas.
O parlamentar ressalta que para tentar resolver esses problemas, é necessário pensar soluções de forma conjunta, ou seja, ouvir agricultores, governos, órgãos de controle, representações de entidades agrícolas e de empresas e, também, as indústrias.
Elton Weber entende que a temática sobre herbicidas hormonais não é briga entre produtores e frisa que não é o caso de proibir esses produtos, mas disciplinar o uso e, até, encontrar materiais alternativos, que não causem tanto impacto negativo.
Ontem, às 6 horas e 30 minutos, o deputado Elton Weber ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. O parlamentar ainda observa que o prazo de trabalho da subcomissão termina na primeira quinzena de agosto deste ano. Até lá, haverá 11 encontros em diferentes regiões do Rio Grande do Sul a fim de debater o tema com diferentes segmentos. As reuniões ocorrerão nas regiões Fronteira, Central, Centro Serra, Médio Alto Uruguai e Serra além de Porto Alegre. Inclusive, haverá encontros em Frederico Westphalen e Erechim. Os eventos acontecerão em áreas mais afetadas por problemas com defensivos hormonais.
A possibilidade de que indústrias produzam produtos alternativos aos herbicidas hormonais vai ser um dos pedidos da subcomissão criada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir, justamente, os herbicidas hormonais nas cadeias produtivas. O deputado Adão Preto Filho (PT) é vice-presidente da subcomissão e o deputado Adolfo Brito (PP), relator.
Abaixo, confira a entrevista com Elton Weber: