Em parceria com os governos estadual e federal, o Hospital Bom Pastor de Ijuí vai ampliar atendimentos em oftalmologia e endoscopia avançada. Segundo o diretor executivo adjunto da casa de saúde, Alexandre de Moura, através do programa federal de redução de filas, serão 60 cirurgias de catarata e 120 endoscopias avançadas que permitem diagnosticar e tratar doenças do sistema biliopancreático. Além disso, haverá outras 100 cirurgias de catarata, com recursos repassados ao Estado pelo Tribunal de Justiça gaúcho.
O Bom Pastor de Ijuí ainda vai efetuar 900 avaliações em oftalmologia, através do Programa Mais Acesso a Especialistas, cujo contrato foi assinado quinta-feira com o governo estadual. Alexandre de Moura ressaltou que em janeiro deste ano foram realizadas 60 cirurgias de catarata e esses procedimentos seguirão neste mês.
As cirurgias de cataratas e avaliações oftalmológicas atendem os 20 municípios da Coordenadoria de Saúde, com sede em Ijuí, conforme a fila de espera pelo SUS. Já as endoscopias avançadas são feitas conforme regulação da secretaria estadual de Saúde, portanto, podem ter pacientes de todo Rio Grande do Sul.