Com a evolução da medicina, várias áreas registram novidades, inclusive o tratamento de feridas. O Hospital Bom Pastor de Ijuí, por exemplo, possui uma clínica exclusiva desta área, a Cicatriclin. Hoje pela manhã, a gestora da Cicatriclin para o sul do Brasil, Cida Domingues, e a enfermeira responsável pela clínica no Bom Pastor, Caroline Donini, concederam entrevista na RPI.
A Cicatriclin é uma franquia presente em 12 Estados brasileiros, também em Buenos Aires, na Argentina, num total de 29 unidades. Cida Domingues explicou que a clínica trata diferentes feridas, referente a pessoas que têm o problema causado por outra situação de saúde, por exemplo, diabetes, até devido a acidentes, picada de animais peçonhentos ou outras questões. Ela alerta que toda ferida que não cicatriza num período de 15 a 30 dias, precisa ser tratada.
Cida Domingues ainda comentou que o tratamento é feito com métodos modernos. Um deles é o curativo que já possui medicamento. Em casos mais graves, existente possibilidade do paciente receber um novo tipo de dreno. Já Caroline Donini, destacou que o tratamento é individualizado, com médico e profissionais especialistas em feridas. Além disso, não é considerada apenas a lesão, mas a realidade de saúde da pessoa como um todo. Se necessário, o serviço atende pacientes em domicílio.
A Cicatriclin atende através de convênios, por exemplo, Cisa – Consórcio Intermunicipal de Saúde – com sede em Ijuí, Comaja – Consórcio de Municípios do Alto Jacuí – Cassi, Fusex ou qualquer plano de saúde aceito pelo Hospital Bom Pastor. Mais informações da Cicatriclin pelo fone/whats 55-9-9683-2128. As entrevistadas também disseram hoje pela manhã na Progresso, que o tratamento adequado de feridas visa evitar amputações de membros ou internações hospitalares.