Busca rápidaX

Hospital Bom Pastor de Ijuí passa a trabalhar com UTI geral

11 de março de 2022

Os 10 leitos de UTI do Hospital Bom Pastor de Ijuí já estão habilitados a receber pacientes com diferentes patologias, através do SUS. Com isso, a Unidade de Tratamento Intensivo criada exclusivamente para atender pessoas com Covid, foi transformada em UTI geral, o que passou a funcionar no dia primeiro deste mês.

Diante disso, a casa de saúde ijuiense pode ter pacientes em tratamento intensivo de todo Estado, segundo regulamentação da secretaria estadual de Saúde. Porém, de acordo com a diretora executiva do Bom Pastor, Rosane Schiavo, a UTI está aberta também para ter internação de pacientes com Covid. Neste caso, ocorre isolamento do leito. Inclusive, no momento uma pessoa positivada para Covid está na UTI da instituição.

Dos outros nove leitos de tratamento intensivo, três possuem pacientes com demais doenças. Já dentre os 42 leitos clínicos do Hospital Bom Pastor de Ijuí, até a tarde de ontem não havia internados.

Anteontem, o governo federal anunciou a suspensão do repasse de dinheiro para manutenção de leitos de UTI Covid. Com isso, o Rio Grande do Sul vai deixar de contar com 1.057 leitos UTI  destinados a pacientes com Covid. Porém, 315 serão convertidos em leitos de UTI geral.

Confira matéria produzida pela assessoria de imprensa do Hospital Bom Pastor sobre o tema:

Em 2021, o Hospital bom Pastor completou 40 anos de trabalho sério e comprometido com as causas da saúde. Com envolvimento da Diretoria, dedicação de seus médicos e funcionários, e o apoio da comunidade local e regional, trabalhou incansavelmente para melhor atender os pacientes. Desde o início da pandemia, o hospital atendeu a demanda de enfrentamento ao Covid 19, acolhendo o pedido do Governo do Estado estruturando leitos clínicos e de UTI para tratamento de pacientes Covid, aumentando sua equipe técnica.

O hospital ofertou à população e a região um trabalho em equipe humanizado, qualificado e multiprofissional, sempre pensando no bem estar geral do paciente. Com um índice de mortalidade baixo, o hospital comemora o elevado número de recuperação de pacientes Covid-19. Segundo o presidente do hospital, Martinho Kelm, em março de 2020, foi disponibilizado uma estrutura de 40 leitos clínicos para tratamento de pacientes vítimas do coronavírus e apresentado o projeto para 10 leitos de UTI COVID. O Bom Pastor também realizou investimentos na sua estrutura física implementando fluxos adequados, e reforçando a rede elétrica, a rede de gases medicinais e rede hidráulica, além de fazer investimentos em materiais, equipamentos, insumos hospitalares e EPIs para garantir a assistência aos pacientes e proteção das equipes que se encarregariam do atendimento.

O cenário pandêmico exigiu muito esforço físico e mental das equipes de saúde, que muitas vezes lidaram com a escassez de medicamentos especialmente dos sedativos, a sobrecarga da jornada de trabalho dos profissionais da linha de frente. Além disso a instituição enfrentou a insuficiência de ar comprimido no mercado na logística do abastecimento, o aumento exaustivo dos custos dos insumos hospitalares. O Hospital, através de recursos próprios, do Governo, de emendas parlamentares e doações, conseguiu manter uma assistência de qualidade e uma estrutura que oferecesse aos pacientes e equipe assistencial segurança e conforto. De dezembro de 2020 até dezembro de 2021 na UTI Covid foram atendidas 206 internações, 168 altas e 75 óbitos. Já na Unidade 200 de novembro de 2020 até janeiro de 2021, foram 356 internações, 334 altas e 13 óbitos. O total de internações, somando UTI Covid e Unidade 200 é de 562 internações, 502 altas e 88 óbitos.

Com o avanço das pesquisas e disponibilidade de vacinas, os números de óbitos diminuíram consideravelmente. O Bom Pastor Ijuí continua na luta para combater a Covid-19, assim como as demais instituições hospitalares. Para a Diretora Executiva, Rosane Schiavo, a entrega rápida e excelente performance apresentada pelo hospital, principalmente neste momento pandêmico deve-se ao seu qualificado time de colaboradores, médicos, de dedicação da diretoria somado a intervenção dos órgãos públicos, conselhos municipais e regionais e apoio da comunidade, grande aliada dos projetos do Hospital Bom Pastor.

Conforme explica o médico intensivista e responsável técnico da UTI, Jeferson Pannebecker, ainda em dezembro de 2020 a UTI COVID abriu para socorrer não apenas Ijuí e região, mas todo estado de onde eram recebidos pacientes extremamente graves numa fase onde se tinha menos conhecimento e experiência com essa doença. “Avançamos no ano de 2021 que parecia interminável frente aos desafios a que fomos colocados à prova sempre contando com a expertise de uma equipe multidisciplinar fantástica que foi destaque com taxas de óbito entre as melhores do estado e país”.

No final de 2021, o projeto para a conversão da UTI foi colocado em prática. “Agora já em 2022 com a evolução da vacinação e do próprio vírus, com variantes se apresentando com formas menos graves essa pressão por leitos de terapia intensiva em COVID reduziram. Ao mesmo tempo a reabertura econômica e social fez recrudescer a demanda por leitos de UTI geral para as mais diversas patologias como politraumatismo, AVC e pós operatórios e dessa forma a transformação dessa UTI COVID em UTI GERAL se faz muito importante novamente não só para Ijuí mas toda região e estado”, destaca Jeferson.

A coordenadora da UTI, Taise Motke, avalia que os últimos dois anos foram períodos de muito trabalho, onde foi preciso montar uma UTI equipada e contratar mão de obra para operar com segurança. “Foi um grande crescimento para nós enquanto hospital que estávamos acostumados com a realidade da saúde mental, como para a equipe que foi desafiada a estar na linha de frente. A união interdisciplinar dos profissionais (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem), a força de vontade e o desejo de salvar vidas foram o ponto determinante e o combustível para que nós, vencêssemos um dia de cada vez. O Hospital Bom Pastor foi tão importante quanto os demais hospitais da cidade, pois operamos com capacidade máxima. Ter este espaço no hospital possibilitou ajudar as cidades abrangentes, reduzir a sobrecarga dos hospitais de grande porte e certamente a reduzir o índice de mortalidade”.

A conversão da UTI Covid em UTI Geral traz para a comunidade local e regional um novo espaço para atendimentos. “Hoje, com a baixa procura por leitos de UTI Covid, estamos tranquilos em fechar este ciclo e começar uma nova jornada. Assim poderemos continuar nosso crescimento enquanto hospital, aumentando a complexidade das cirurgias realizadas na instituição, auxiliando o estado oferecendo mais leitos de UTI, para que não haja fila de espera por leitos dessa complexidade”, afirma Taise.

Para a fisioterapeuta da UTI, Ana Buzanello, a UTI Covid do Bom Pastor trouxe alívio e conforto para a população e veio para somar as demais instituições de saúde de Ijuí. “Foram dias conturbados, estressantes e exaustivos, mas sempre conseguimos entregar o melhor de nós a cada paciente e familiares que passaram por aqui. Tivemos ganhos e perdas, ganhos que deixavam a equipe e os familiares em êxtase, assim como perdas que desanimavam a todos, mas que mesmo desanimados e tristes tínhamos que continuar a empreitada por que tínhamos mais pessoas dependendo de nós, do nosso trabalho e da nossa entrega. Após esse período de aprendizado, fomos capazes de continuar a caminhada nessa nova fase da instituição que é a habilitação de leitos de UTI GERAL, podendo continuar a entrega efetiva aos pacientes e familiares que precisarem de nossos serviços especializados e qualificados”.

A habilitação da UTI geral do Hospital Bom Pastor contribui de maneira positiva na saúde da comunidade que muitas vezes sofre pela espera por cirurgias e/ou falta de leitos para o melhor tratamento de saúde da população e seus familiares.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí