Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí amanhece com nevoeiros e temperaturas por volta de 8°C nesta quinta-feira

19 de maio de 2022

Ijuí amanheceu nesta quinta-feira, 19, com nevoeiros e temperaturas por volta de 8°C. No decorrer das próximas horas o céu se mantém nublado passando a parcialmente nublado, e a tarde o sol fica entre nuvens. As informações são da Meteorologista Camila Cardoso.

Em entrevista à RPI, Camila destacou a importância dos alertas em relação ao perigo destas alterações climáticas. “A importância, nestes casos, é observar notícias de fontes oficiais, por profissionais que determinam eventos meteorológicos. Assim como em outras ciências, há muita fake news que acaba trazendo pânico para as pessoas em todo o Estado, mas acabaram acontecendo, só que na área em que estava previsto”, enfatizou. “Consultem meteorologistas credenciados, órgãos governamentais, informações com qualidade.”

“Problemas pontuais aconteceram especialmente na costa leste gaúcha, o ciclone Yakekan, subtropical, se diferencia dos ciclones com os quais estamos acostumados, pois ciclones fazem parte da climatologia, assim como as frente-frias. Este, diferente dos demais, fez um caminho contrário, vindo do oceano e se aproximando do continente. O maior impacto é justamente em áreas litorâneas, além de ventos, a ressaca no mar”, explicou ela.

O ciclone subtropical Yakecan ainda atuou no litoral de SC, se deslocou pelo litoral do RS e trouxe danos diversos (árvores arrancadas, em torno de 800mil consumidores sem energia elétrica, mar agitado e destruição em áreas de praia, operações portuárias canceladas, naufrágio, uma vítima fatal, destelhamentos). Na Serra do Sudeste, ventos diminuíram gradualmente de intensidade, mas ainda um dia ventoso (40-50km/h). 

A Defesa Civil previu que a tempestade atingiria o Estado entre as 20h de terça-feira, 17, e a madrugada de quarta, 18. Ijuí, por ser uma região continental, próxima à fronteira, tem a passagem apenas dias ventosos e chuvisco, mais tranquila. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!