Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuí e região têm cronograma diferenciado para vacinação na campanha contra a gripe

23 de abril de 2018

Na área da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, com sede em Ijuí, total de 20 municípios, todos os ambulatórios com salas de vacinação disponibilizam a imunização contra a gripe a partir de hoje, 23, durante a campanha nacional pelo SUS que acontece até primeiro de junho. Conforme a responsável pelo setor de vacinação da Coordenadoria, Cledis Otonelli, pouco mais de 70 mil pessoas devem receber o medicamento.

Em alguns municípios haverá roteiro de vacinação pelo interior. Um dos exemplos é Bozano. Hoje, às 9 horas, vão ser imunizados moradores da localidade de Saltinho e 14 horas pessoas residentes no distrito de Salto. Amanhã, às 9 horas, o trabalho segue pelo interior de Bozano, com vacinação em Rincão da Lage e, 10 e 30, em São Miguel. Já às 14 horas de amanhã o mesmo trabalho acontecerá em São Valentim.

No município de Nova Ramada, o roteiro de vacinação contra a gripe, pelo interior, começará amanhã pela manhã, em moradores das comunidades de Timbozal, Formigueiro, Barro Preto, Primeiro de Maio e Pinhal. Já amanhã à tarde a imunização contra a gripe acontecerá em Esquina Umbú, Planchada, Madereira, Assis Brasil e Macieira.

Em Boa Vista do Cadeado, o trabalho pelas comunidades começa dia 3 de maio, à tarde, em Cadeado e Ponte Queimada. Crianças com menos de dois anos vão ser vacinadas apenas no ambulatório de Boa Vista do Cadeado. No caso de Ijuí, há 14 ambulatórios que disponibilizam a imunização na campanha contra a gripe.

Segundo a responsável pelo seto setor de vacinação na secretaria municipal da Saúde ijuiense, Salester Ruver, nesta primeiro semana, o Centro Municipal de Saúde vai atender das 7hs30 às 16hs45, sem fechar ao meio-dia. Nos demais postos o trabalho ocorre das 7hs30 às 11hs e das 13hs30 às 16hs30.

Fazem parte dos grupos de risco, as pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores, trabalhadores da área da saúde, presos, além de funcionários do sistema prisional. Ainda integram a lista de imunização, os povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus influenza, o H1N1, H3N2 e uma espécie de gripe B.