Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí poderá ter de dois a quatro candidatos a prefeito

15 de julho de 2024

O período para as convenções partidárias, a fim de definir as candidaturas a prefeito, vice e vereadores, às eleições de outubro deste ano, vai começar sábado, dia 20, com término em 5 de agosto. Em Ijuí, o PP e PSD anunciaram que farão as convenções já no sábado. O PP vai realizar o encontro das 9 às 11 horas e 30 minutos na Câmara de Vereadores, e o PSD, das 14 às 19 horas, na sede da sigla, à rua Tiradentes, centro da cidade.

Demais partidos que informaram data de convenções são o PT, dia 27, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, e o PDT, dia 26 de julho, às 19 horas, na sede da sigla. PT e PDT estão em negociações em Ijuí, com possibilidade firmar coligação.

O PDT tem como pré-candidato a prefeito o ex-vereador, Aldair Cossetin. Hoje pela manhã, o presidente pedetista na Colmeia do Trabalho, Antenor Weiler, disse que existe conversação com alguns partidos, inclusive da base aliada.

No entanto, uma definição mais clara sobre os rumos para a eleição de 2024 vai ser tomada sexta-feira à noite, pelo diretório, que vai realizar reunião preparatória para a convenção. Por isso, por enquanto, Antenor Weiler prefere não dar muitos detalhes. Porém, observou que o PDT já se reuniu, por exemplo, com o PT. Weiler ainda ressaltou que o PDT mantém a posição de ter candidato a prefeito. Pelo Partido dos Trabalhadores, o pré-candidato a prefeito é o vereador, Abalberto Noronha.

Já de parte da atual administração ijuiense, a tendência é confirmar as candidaturas à reeleição do prefeito, Andrei Cossetin, do PP, e do vice, Marcos Barriquelo, do PL. Foi o que disse para a RPI o presidente do PP, Júlio Franciscato. Segundo ele, tudo se encaminha para manter a coligação já existente, entre PP, PL, MDB, PSD, PSDB, Republicanos e União Brasil.

Também em Ijuí, existe possibilidade do PRD lançar candidato a prefeito. Nesta manhã, o vice-presidente do partido, Marcos Rodrigo de Moura, informou para a RPI que o pré-candidato a prefeito é Carlos Kowalski, que concorreu ao mesmo cargo na eleição passada, pelo Patriotas. Moura ainda esclareceu que a sigla, na Colmeia do Trabalho, aguarda definição dos encaminhamentos do PRD em âmbito de Rio Grande do Sul.

Frisou que o PRD ijuiense conversou com alguns partidos mo município. A convenção vai ocorrer após dia 25 deste mês. Marcos Rodrigo de Moura observou que se não tiver acerto, o PRD poderá lançar apenas candidatos a vereadores em Ijuí. Já há cerca de 12 pré-candidatos ao Legislativo. O PRD foi criado ano passado, numa fusão do Patriotas e do PTB.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí