Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul dão conta que houve significativa queda nos índices criminais no estado durante o mês de março. Assim, o primeiro trimestre do ano foi o mais seguro de toda a série histórica no Estado, iniciada em 2010.
O balanço indica ainda redução nos números de latrocínios e abigeatos. No primeiro trimestre, houve redução em todos os crimes cometidos contra a vida. Nos homicídios, a diminuição foi de 35% na comparação com o início do ano passado. Em relação aos latrocínios, ocorreu uma queda de 50%. Os feminicídios tiveram baixa de 29%.
Nos crimes contra o patrimônio, o abigeato segue mantendo quedas históricas, com o menor número desde o início das medições, em 2010. No primeiro trimestre de 2025, a redução foi de 29%. Roubo de veículos e de pedestres apontam quedas de 21% e 30%, respectivamente. As ocorrências em estabelecimentos comerciais tiveram uma baixa de 16%. No transporte coletivo a diminuição é de diminuição de 30% no período comparativo e, nas ocorrências em estabelecimentos bancários a queda é de 43%.