Com cerca de 450 expositores e expectativa de receber em torno de 200 mil pessoas, vai começar, nesta quinta-feira, 10, a Expofest, no parque de exposições Wanderley Burmann de Ijuí. O evento vai ocorrer até 20 de outubro.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da feira e da União das Etnias de Ijuí, Jonas Sala, frisou que haverá quatro dias sem cobrança de ingresso para acessar o parque e o primeiro vai ser amanhã. Nos demais dias, o custo vai ser de 10 reais. Já para os shows no anfiteatro, o ingresso é cobrado separadamente. Além disso, quem adquirir ingresso para os shows vai ter que pagar de forma separada para entrar no parque.
Passagem MTU
O valor da passagem nos ônibus da Medianeira Transportes Urbanos, para deslocamento do centro de Ijuí, com saída defronte à prefeitura, até o parque e vice versa, vai custar 1 real e 75 centavos, conforme subsídio da direção da Expofest.
Estacionamento
Na mesma entrevista na Progresso, Jonas Sala destacou que o estacionamento pago no parque vai custar 20 reais e vai ser em ruas para quem acessar o pórtico do parque. A rua lateral do parque, ao lado da escola fazenda do Imeab, terá mão única no sentido dos motoristas que saírem da BR 285 para chegar na feira, isso até imediações do portão onde fica a etnia japonesa.
Na rua aos fundos do parque ijuiense, Linha 4 Leste, os veículos poderão circular em mão dupla, mas vai ser proibido estacionar em parte dessa via, sentido parque a ponte do rio Potiribú, usina Ceriluz. Nas imediações das bilheterias de acesso ao parque Wanderley Burmann, haverá pontos de embarque e desembarque.
Shows
Os shows nacionais da Expofest vão ser de Gustavo Lima, amanhã à noite; Mari Fernandez, no sábado; Banda Corpo e Alma e Tchê Chaleira, no dia 17; e Ana Castela, no dia 19. As entradas são comercializadas pela plataforma ticket-me.
Diversidade
A feira vai congregar a cultura, através das etnias e dos núcleos étnicos dos uruguaios, franceses, argentinos e tchecos, além da indústria e comércio, com presença de empesas do vestuário, calçados, maquinários e insumos agrícolas, animais e a agricultura familiar.
No segmento de agricultura familiar vão estar presentes 37 agroindústrias, com venda de embutidos, panificados, sucos, melado, queijo, polpa, dentre outros produtos, inclusive com artesanato, plantas suculentas e dois viveiros. Nesse ano, a agricultura familiar vai funcionar no prédio ao lado da casa alemã.
Em 2024 área do agronegócio da Expofest passa por mudança, pois não haverá exposição do gado de leite e ovinos. No entanto, segue a parte do Campo Rural, com mostra de terneiras, ovinos, estações tecnológicas e palestras. Nas estações tecnológicas acontecerá apresentação de forrageiras, estufas, produtos fitoterápicos e armazenagem/silos.
Inova Fest
Uma das novidades na Expofest deste ano será o Inova Fest, espaço destinado à tecnologia, que funcionará no auditório do centro administrativo do parque ijuiense, que passou por remodelação. No local, a Unijuí coordenará ações de tecnologia e inovação.