Busca rápidaX

MANCHETES

Investidores anunciam construção de usina em Eugênio de Castro

5 de junho de 2023

O município de Eugênio de Castro vai ter a construção de uma usina CGH no rio Ijuizinho, localidade de Rincão dos Bairros. Semana passada o projeto foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores.

Segundo o prefeito, Jaime Zweigle, o investimento é de aproximadamente 35 milhões de reais, através de um grupo de investidores, por exemplo, de Ijuí e de Santa Catarina. No momento acontece o estudo de impacto ambiental.

A potência instalada vai ser de 4,95 megawatz, com área de reservatório de 9 hectares, 910 metros. Porém, 5,8 hectares correspondem à área natural do rio e 4,10 hectares de espaço inundado. A barragem vai ter 8 metros e mio de altura, com 234 metros de extensão. Já a extensão do reservatório vai ser de 800 metros. A usina em Eugênio de Castro ainda vai contar com área de preservação permanente de 30 metros de largura no entorno do reservatório.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Jaime Zweigle frisou que haverá baixo impacto ambiental e pouca necessidade de atingir áreas particulares. No entanto, alguns proprietários de áreas terão que ser indenizados, por isso, agora também acontecem essas tratativas.

Para Eugênio de Castro a usina vai ser importante também pelo retorno de impostos da energia elétrica a ser gerada, ainda empregos durante a edificação e movimentação no comércio. Ainda não existe perspectiva de data para começo da obra, mas, após iniciada, a construção deverá ser concluída num prazo de 10 a 12 meses.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura