Busca rápidaX

MANCHETES

IOÍ fará testes para vacinas contra a dengue em Ijuí

18 de maio de 2022
(Foto: Reprodução)

O Instituto de Oncologia de Ijuí (IOÍ) está se habilitando para fazer parte de um importante estudo na área de vacinas. Conforme o médico oncologista clínico do instituto, Fábio Franke, o IOÍ aguarda a chegada de manufaturas para poder testar duas vacinas contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan.

“Nós estamos aguardando a liberação da manufatura pelo Butantan para que possamos testar duas vacinas para a dengue na nossa população. Então, em um momento em que a dengue tem aumentado o número de casos e levando até algumas pessoas a óbito, este é um teste fundamental e eu fico muito feliz em poder estar participando disso”, afirma o médico oncologista.

Fábio Franke ainda ressalta a importância da pesquisa clínica, ainda mais depois da relevância das vacinas contra Covid-19 e suas eficácias. “Nós poderíamos participar muito mais, por isso que é necessário que se modernize e se crie leis, já que hoje não existe, para pesquisa em seres humanos. Atualmente existem apenas normativas e regulamentações que regram essa temática, mas que não dão segurança jurídica para que os prazos sejam cumpridas, e os prazos são fundamentais”, cita o profissional médico.

Franke finaliza que se não fossem os entraves burocráticos, as vacinas contra a dengue já poderiam estar sendo testadas no país. Na cidade de Ijuí, os testes em humanos devem começar a ser aplicados no segundo semestre.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!