Busca rápidaX

MANCHETES

IPTU de 2023 em Ijuí deverá ter reajuste de 6,5% a 7% no valor

16 de dezembro de 2022

O aumento do IPTU para o próximo ano em Ijuí deverá ficar entre 6,5% e 7%. O responsável pelo setor de Cadastros e Tributos da prefeitura, Airton de Moura, ressalta que o índice de correção não está definido.

Porém, explica que a atualização do valor do imposto vai ocorrer a partir da média do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA – Índice Geral de Preços-Mercado – IGP-Índice Nacional de Preços – INPC – e do Índice de Preços ao Consumidor – o IPC – apurados entre os meses de novembro de 2021 e outubro deste ano.

A partir de 15 de janeiro os contribuintes ijuienses começarão a receber os carnês do IPTU. O prazo de entrega termina em 28 de fevereiro. O pagamento da cota única, ou seja, à vista, com desconto de 15% vai vencer em 15 de março.

Para ter direito ao mencionado desconto vai ser preciso não estar inscrito em dívida ativa com a prefeitura em 30 de dezembro deste ano, ou seja, pagar débitos em atraso com o município até final deste mês.

Também dia 15 de março vai expirar a primeira parcela, referente aos contribuintes que optarem pela quitação por etapas. Vai ser possível parcelar o IPTU de 2023 em Ijuí em nove vezes. No parcelamento não haverá descontos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí