Busca rápidaX


Jóia monta equipe no ginásio de esportes para atender famílias atingidas pelo temporal

12 de julho de 2023

Mais de 100 famílias já foram cadastradas para receber ajuda no município de Jóia em razão dos estragos causados pelo granizo e forte chuva da madrugada de hoje. O prefeito, Adriano Marangon de Lima, destacou que na cidade os prejuízos maiores ocorreram no bairro Cohab, imediações da ERS 522, comunidade de 21 de Abril, centro, em direção ao assentamento Ceres. Inclusive nessa área do interior várias casas tiveram estragos nos telhados.

Ainda frisou que muitas residências tiveram os móveis, eletrodomésticos e demais utensílios totalmente molhados, visto perfuração dos telhados pelo granizo. Não há feridos. Lavouras também acumulam estragos, por exemplo, no trigo, visto as pedras de gelo.

O chefe do Executivo de Jóia alerta que a prefeitura aceita voluntários para auxiliar na colocação de lonas em imóveis. Interessados devem comparecer no ginásio de esportes. Fotos de ouvintes da RPI demonstram pedras de gelo do tamanho de ovo de galinha. Durante entrevista na RPI, o prefeito, Adriano Marangon de Lima, disse que o temporal começou por volta das 2 horas e 30 minutos, quando já iniciou apoio da administração municipal no repasse de lonas para cobertura emergencial das casas. 

Duas equipes atuam no atendimento a comunidade, uma delas esteve centralizada na secretaria de Assistência Social e outra circula com uma camionete para entrega de lonas a fim dos moradores realizarem cobertura emergencial das casas. A equipe volante auxilia as pessoas na colocação dos materiais nos telhados.

No entanto, o prefeito de Jóia ainda não tem a extensão real dos prejuízos. Por  volta das 5 horas e 30 minutos terminou o estoque de lonas na cidade, mas durante esta manhã o município recebeu remessa de lonas dos Bombeiros de Ijuí e da Defesa Civil regional. No ginásio de esportes de Jóia existe uma equipe sentinela para cadastramento de moradores que precisam de lona e demais auxílios, inclusive com distribuição de lonas.

Boa Vista do Cadeado

Já no município de Boa Vista do Cadeado, o granizo da madrugada de hoje aconteceu na comunidade de Ponte Queimada e localidade do Bojo, área rural. O prefeito, João Paulo Beltrão dos Santos, comentou que algumas casas e demais imóveis sofreram estragos, por isso, nesta manhã a prefeitura presta auxílio aos moradores. As duas comunidades estão no limite com o município de Jóia, ou seja, áreas afetadas pelo granizo. Os municípios de Eugênio de Castro e Manoel também constataram granizo, no entanto, sem informações de danos.

Ijuí

Em Ijuí, o Corpo de Bombeiros repassou lonas para poucas pessoas nesta manhã, visto quebra parcial de algumas telhas das casas pelo granizo. O coordenador da Defesa Civil, Rubem Jagmin, comentou que houve poucos alagamentos isolados em ruas da cidade, nas baixadas, e pequeno problema no bairro Tancredo Neves. Frisou que nos últimos dias a prefeitura efetuou limpeza de bocas de lobo, o que ajudou para não ter alagamentos. 

Porém, na área rural ijuiense, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, há de oito a dez pontos de problemas em estradas, por exemplo, distritos de Esquina Heidmann, Itaí, Floresta e Alto da União. Émerson Pereira observa que são locais de baixada onde ocorreu acumulo de água e barro, no entanto, não existe interdição dos trechos. A secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí, agora, vai organizar um plano de ação para melhorias dessas vias rurais. Alguns riachos tiveram transbordamento em Ijuí. O acumulado de chuva em Ijuí e região das últimas horas está entre 70 até cerca de 130 milímetros. Abaixo, fotos de Jóia:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí