Busca rápidaX

MANCHETES

Jovens rurais de Ijuí e região podem se inscrever para recursos do Estado

12 de agosto de 2024

Jovens de 15 a 29 anos, ligados à agricultura familiar no Rio Grande do Sul, podem se inscrever para pleitear recursos financeiros do programa Agrofamília, do governo estadual. Inscrições pelo site sdr.rs.gov.br, da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural. São 6 milhões de reais destinados para promover a manutenção dos jovens nas propriedades.

Cada jovem pode aderir a um projeto produtivo, com possibilidade de receber entre 10 mil e 25 mil reais, com bônus adimplência de 80% no financiamento. Com a verba, vai ser possível comprar máquinas, equipamentos e insumos para as mais variadas cadeias agropecuárias.

A coordenadora estadual da juventude rural da Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Camila Rohde, ressalta que o investimento também poderá ser em hortifrutigranjeiros, turismo rural, enfim, na pluralidade do que é produzido nas propriedades. Ela destaca que a tendência é atender, no mínimo, 240 jovens com os 6 milhões de reais.

Além de integrar a agricultura familiar, os candidatos precisam ter o Cadastro da Agricultura Familiar ou DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf – independente da renda. Haverá necessidade dos selecionados apresentarem projeto sobre o investimento, o que poderá ser organizado com apoio da Emater.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Camila Rohde ampliou o tema sobre dinheiro para a juventude da agricultura familiar durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ela ainda abordou prazo de pagamento do recurso e o esforço da Fetag para que o governo gaúcho inclua no orçamento anual do Estado, dinheiro para a juventude rural. Para mais informações ou auxílio, os jovens também pode procurar os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Abaixo, confira entrevista com Camila Rohde:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí