Busca rápidaX

Judiciário gaúcho agiliza digitalização de processos e Fórum de Ijuí inicia o mencionado trabalho

16 de setembro de 2021

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul quer estar com todos os processos digitalizados até metade do próximo ano. A informação foi divulgada hoje pela manhã durante entrevista na RPI pelo presidente do Conselho de Comunicação Social do Tribunal de Justiça, desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira. Segundo ele, já houve digitalização de mais de 400 mil processos. O total é de aproximadamente 1 milhão e 500 mil processos.

Desembargador, Antônio Vinícius Amaro da Silveira

Com a digitalização, os processos judiciais saem do papel e ingressam no sistema eletrônico, o que agiliza o trabalho do próprio Judiciário, ainda dos advogados e a resposta para a comunidade. Antônio Vinícius Amaro da Silveira observou que os processos que ingressam nas Comarcas a partir de agora, já ficam digitalizados. Também presente na entrevista nesta manhã na Progresso, a desembargadora, Iris Helena Medeiros Nogueira, presidente do Conselho de Administração, Gestão e Planejamento do Judiciário gaúcho, frisou que o objetivo é o Judiciário 100% digital.

A Comarca do Foro de Ijuí já está com empresa contratada para começar a digitalização dos processos. A desembargadora aproveitou para ressaltar que mesmo com a pandemia Covid e o ataque de hackers que houve no sistema de internet do Tribunal de Justiça, o Judiciário do Rio Grande do Sul não parou. Ontem à noite, o presidente do Tribunal de Justiça gaúcho, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, recebeu o “Troféu Microfone”, honraria concedida pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, a AGERT, às personalidades que colaboraram com o avanço da radiodifusão no Estado. O ato aconteceu no campus da Unijuí, em Ijuí. Terça-feira à tarde, a direção do TJ participou da inauguração do novo prédio do Fórum de Catuípe. Ontem à tarde foi a vez de inaugurar o novo prédio do Foro da Comarca de Cerro Largo.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí