Busca rápidaX


MANCHETES

Justiça determina retomada de obras em educandário de Palmeira das Missões

13 de setembro de 2022

Atendendo pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul em ação civil pública, a Justiça condenou o Estado do Rio Grande do Sul à retomada das obras no Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, situado em Palmeira das Missões.

Na ação, o promotor de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Júlio Francisco Ballardin, pede a “retomada e conclusão das obras de reparos elétricos na escola, em razão da demonstração de inércia estatal em dar continuidade e conclusão às obras”. Além disso, multa diária coercitiva em desfavor do Estado, no valor de R$ 1.000,00.

O promotor explica que esses valores serão executados pelo Ministério Público, respeitada a lei no que tange à cobrança de obrigações de valor em relação à Fazenda Pública. “Os recursos serão destinados, provavelmente, ao Fundo para Recuperação de Bens Lesados (FRBL), que destina recursos a iniciativas variadas no Estado (relacionadas à educação, saúde, desporto, etc.) e que poderão, também, retornar à escola em forma de algum projeto de interesse da comunidade escolar local”, disse.

Na sentença, a Justiça explica que “denota-se efetivamente a negligência à conclusão da obra, o que é imprescindível para que cessem os prejuízos sofridos pelos estudantes, visto que o Instituto Estadual de Educação Borges do Canto de educandário estadual, está sob responsabilidade do Estado”.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e MP/RS