Busca rápidaX

MANCHETES

Lar Henrique Liebich vai abrigar famílias de refugiados a partir do segundo semestre

19 de maio de 2023

O lar da criança Henrique Liebich vai acolher duas famílias refugiadas de países em que há conflitos, como Afeganistão e Ucrânia, a partir do segundo semestre do ano. O acolhimento está sendo intermediado pelo pastor brasileiro Elias Dantas, fundador da Global Kingdom Partnership Network (GKPN), uma rede global de igrejas e pastores, que desenvolve um plano prático para acolhimento de pessoas que vivem em países de conflito. 

Em entrevista à Rádio Progresso, o diretor do Lar Henrique Liebich, Leandro Corrêa, disse que o objetivo é acolher por dois meses em Ijuí, como parceria com instituições religiosas e também sociedade civil. “Caso consigamos novas parcerias, podemos estender o trabalho. Não temos espaço físico para acolher mais famílias, mas há demanda”. 

A ação de acolhimento dos refugiados no país faz parte de um plano de ação da organização Global Kingdom Partnership Network (GKPN), que reúne várias igrejas pelo mundo. O plano de contingência da organização GKPN prevê o acolhimento e integração das famílias nos países de refúgio. A primeira fase foi alistar igrejas e ONGs cristãs na angariação de recursos financeiros e humanos para ajudar nas ações de socorro e de emergência em foco na Ucrânia. A segunda fase, que está em andamento, é a deslocalização de refugiados primeiramente nas fronteiras com a Ucrânia e em todo o mundo através das igrejas locais parceiras.

A terceira fase é a reunificação das famílias, quando as condições de terreno permitam, no próprio país de origem. Inclusive os refugiados espalhados pelo mundo todo serão repatriados e encaminhados de volta para a Ucrânia. Se optarem por ficar definitivamente no país anfitrião, o encontro com suas famílias no país de origem será facilitado. Na quarta fase do plano as famílias serão ajudadas a recuperar a estabilidade nas suas casas e cidades. Caso decidam ficar no novo país, a igreja ajudará a legalizar seu novo estatuto, encontrar emprego e moradia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí