Agricultores precisam ter bastante atenção com as doenças folhares que podem surgir nas culturas de inverno, no momento, devido ao excesso de chuva. O agrônomo do escritório local da Emater em Ijuí, João Burati, explica que nas últimas duas semanas não houve muitos períodos de luminosidade, ou seja, teve pouco sol, o que prejudica também o desenvolvimento do trigo.
Além disso, as fortes chuvas causaram perda de adubação e nutrientes, por exemplo, parte da ureia aplicada recentemente, o que leva à necessidade de reavaliar a tendência de investir novamente nesses produtos.
João Burati ainda chama atenção para áreas de lavouras alagadas na beira de rios, visto o transbordamento das águas, o que leva à perda de plantas. As chuvas desta semana também ocasionaram erosão em várias lavouras.
Com a alta umidade, os produtores não conseguem aplicar os tratamentos a fim de controlar as plantas invasoras. Já para a área leiteira, o agrônomo da Emater observa que as pastagens sofrem bastante em razão de que o solo está muito molhado e com o pisoteamento do gado as plantas sofrem para se recuperar.