Busca rápidaX


LDO de 2024 é entregue pela prefeitura para Câmara de Vereadores de Boa Vista do Cadeado

13 de setembro de 2023

A prefeitura de Boa Vista do Cadeado encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto que estabelece LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – para o próximo ano. Na sessão do Legislativo de segunda-feira à noite, a matéria baixou comissões da casa para posterior votação.

Com base no balanço até o final de julho deste ano, o ativo financeiro até o período de todos os recursos disponíveis, ou seja, aplicações, bancos e tesouraria, atingiram 15 milhões, 334 mil, 680 reais. Já os valores de despesas empenhadas a pagar, o passivo financeiro, representam 6 milhões, 818 mil, 288 reais.

Com isso, a diferença entre ativo financeiro e passivo financeiro é de 8 milhões, 516 mil, 392 reais. Porém, não são consideradas as despesas com contratos, que ultrapassam o exercício financeiro atual, e que estes números deverão sofrer variações até o final do exercício.

Quanto aos saldos dos créditos adicionais especiais, foi utilizado montante de 736 mil, 552 reais para auxílio à defesa civil, aquisição de veículo para a saúde e outras atividades do município, áreas da administração, saúde e assistência social.

Em relação aos restos a pagar, o Executivo cadeadense espera deixar aproximadamente 2 milhões de reais, porém, segundo disponibilidade financeira por fonte de recurso. Quanto a compromissos com consórcios via contrato de rateio e convênios, os mesmos deverão ser honrados até o final do exercício.

No tocante a precatórios e requisições de pequeno valor, aproximadamente 895 mil reais foram inclusos no orçamento pela procuradoria municipal e, portanto, deverão inseridos na LDO de 2024. A LDO estabelece as metas de investimento do município para o ano que vem.

Sobre ações de governo projetadas para 2024, através do Plano Plurianual, destaque para manutenção e atualização da máquina administrativa, investimentos em gado leiteiro e de corte, aquisição de máquinas e equipamentos para patrulha agrícola, construção e reforma de sala de aulas, pavimentação de ruas, construção e reforma de unidades habitacionais, dentre outros projetos.

Por outro lado, na sessão da última segunda-feira da Câmara de Boa Vista do Cadeado, baixou comissões projeto do município que solicita autorização para abertura de créditos adicionais de 30 mil reais para investir no apoio pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil. Outra matéria que está nas comissões estabelece abertura de créditos adicionais de 90 mil reais para contemplar atividades da saúde bucal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí