Busca rápidaX


Legislativo solicita que Governo do RS reconsidere decisão de fechar agência da Receita Estadual em Ijuí

25 de novembro de 2024
Foto: Acervo RPI.

Na noite desta segunda-feira (25), o Legislativo de Ijuí aprovou, por unanimidade, uma Moção de Apelo ao Governo Estadual e à Secretaria Estadual da Fazenda para que reconsiderem a decisão de fechar a agência da Receita Estadual em Ijuí, prevista para ocorrer a partir do dia 30 de novembro.

Segundo o vereador Ricardo Adamy, atual presidente da Câmara, a notícia do fechamento da unidade foi uma surpresa, uma vez que ninguém das forças políticas locais tinha conhecimento dessa decisão do Estado. “O ex-prefeito Fioravante Ballin solicitou uma audiência hoje à tarde junto à presidência desta casa, onde, juntamente com três servidores da Receita Estadual do município, nos trouxe essa notícia. O que mais me surpreende é que é o único pedido para sair do estado todo”, destacou Adamy.

O parlamentar ressaltou ainda a abrangência territorial significativa da agência de Ijuí, que atende 84 municípios. “A nossa receita é quase o dobro da nossa cidade vizinha Santo Ângelo, então isso nos surpreende haja vista a pujança, o crescimento do nosso município”, salientou o presidente do Legislativo ijuiense.

Na Moção de Apelo encaminhada ao Governo do RS, Adamy cita ainda que o fechamento da unidade irá comprometer a acessibilidade dos contribuintes, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades com o uso de tecnologias ou que preferem atendimento presencial ou telefônico. Também reforça que a transferência dos atendimentos para Santo Ângelo irá sobrecarregar a estrutura e afetar a qualidade dos serviços prestados.

A RPI entrou em contato com a assessoria da Secretaria Estadual da Fazenda e aguarda retorno sobre um posicionamento oficial.