Busca rápidaX

Lideranças da região Celeiro entregam pedido a governo federal visto prejuízos de temporal

24 de julho de 2023

Lideranças políticas da região Celeiro gaúcha aproveitaram a presença do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em Chapecó, Santa Catarina, sexta-feira passada, para solicitar ajuda financeira em razão dos prejuízos causados pelo temporal no último dia 12. Teixeira esteve no Estado catarinense para lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 na região Sul.

Na ocasião foi entregue documento que pede, por exemplo, auxílio emergencial para as famílias atingidas que perderam renda ou produção, crédito que esteja fora do limite de investimento do manual de crédito rural, com juro zero, ainda reconstrução e construção de casas para famílias prejudicadas, ampliação dos limites do programa Minha Casa Minha, prorrogação das parcelas vencidas ou que vão vencer a partir da data do evento climático até o final deste ano, também ajuda para reconstrução de prédios públicos.

Campo Novo, Coronel Bicaco, Humaitá, Nova Candelária e Sede Nova foram os municípios mais afetados pelo vendaval. Quinta-feira passada, o governo federal reconheceu o decretos de emergência de Humaitá. Ainda houve reconhecimento do decreto de calamidade pública de Sede Nova.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Rádio Alto Uruguai