Busca rápidaX


Lideranças de Ijuí se mobilizam para manter sede regional do batalhão dos Bombeiros na cidade

28 de dezembro de 2023

Um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do RS que visa reestruturar comandos e serviços de Estado na área da segurança pública, foi pauta de uma reunião na manhã desta quinta-feira, 28, no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí, entre lideranças políticas de Ijuí e da região, vereadores, empresários, entre outros membros da comunidade.

Uma das mudanças previstas neste projeto é a transferência da sede do 12° Batalhão dos Bombeiros Militar (12° BBM), que atualmente está em Ijuí, para o município de Cruz Alta, passando o quartel dos Bombeiros de Ijuí sob jurisdição do Batalhão dos Bombeiros atualmente sediado em Santo Ângelo.

Conforme as lideranças, a mudança de município da sede do Batalhão ocasionaria a saída de Ijuí de aproximadamente 35 bombeiros, reduzindo também efetivo disponível para resposta de grandes ocorrências. O impacto da mudança retiraria de Ijuí em torno de R$ 4 milhões de movimentação somente em salários, além do abastecimento e manutenção das viaturas.

Também, o receio de algumas lideranças, é de que efetivo e equipamentos, possam, com o tempo, serem reduzidos já que o município não seria mais sede de batalhão. Essa realidade, diante da demanda populacional e de empresas com alto potencial de risco para grandes incêndios, embasa a mobilização local para manter a sede do Batalhão dos Bombeiros na cidade ijuiense.

Para tentar reverter essa realidade, uma comitiva de Ijuí irá participar no dia 10 de janeiro de uma audiência na Secretaria Estadual de Segurança Pública, para expor as justificativas de porquê o município ijuiense deve e precisa ser sede de Batalhão, além de tentar pleitear a chegada de novos comandos regionais, como um CRPO da Brigada Militar, por exemplo, possibilidade levantada pelos participantes do encontro desta quinta-feira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí