A secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Ijuí projeta implantação de lombadas eletrônicas na cidade nessa próxima gestão municipal, período 2025/2028. O secretário, Fábio Franzen, explica que o município negocia com empresas para fazer parceria a fim de instalar esses equipamentos em vias públicas, o que não existe atualmente. Ainda não há definição dos locais, o que precisa ser feito em avaliação com o Conselho de Trânsito. Franzen comenta que com as lombadas eletrônicas, o objetivo é reduzir implantação de quebra molas ou outros instrumentos de controla da velocidade de veículos.
Na semana que passou, foi confirmada a permanência de Fábio Franzen como secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito. Ele ainda disse para a RPI que dentre os projetos para a próxima gestão, se incluem a organização de critérios sobre circulação de motos elétricas, triciclos e assemelhados, ainda questões sobre mototaxistas, também novas concessões de táxis.
Também haverá ampliação de iluminação com lâmpadas LED em comunidades do interior, asfaltamento em vias da cidade e colocação de um semáforo inteligente no entroncamento das Avenidas Getúlio Vargas e David José Martins. Esse semáforo, caso esteja no sinal vermelho, vai abrir para o sinal verde se nos outros sentidos não tiver circulação de veículos.
Fábio Franzen ainda comenta que está em finalização a construção de uma estrutura para ossários no cemitério Jardim, com 970 vagas. O local vai receber restos mortais de pessoas sepultadas no próprio local e no cemitério municipal, a fim de abrir novos espaços para outros sepultamentos.