Mais de 8 mil alunos retornam às escolas municipais amanhã (19) em Ijuí. Segundo o secretário de Educação do município, Cláudio de Souza, durante as férias dos estudantes a administração aproveitou para colocar em prática projetos importantes no que se refere a estrutura dos educandários, que no geral, são prédios bastante antigos e constantemente demandam de ajustes, segundo ele.
Uma das principais melhorias foi efetuada no Imeab. Hoje a Escola Cívico Militar é o maior educandário do município, com 1500 alunos. Diante do aumento no número de estudantes, cresceu também a demanda de energia, por isso, foi construída uma subestação de energia além da troca de transformador.
A Escola Soares de Barros também passou por uma reforma na rede elétrica. Cláudio Souza também destacou em entrevista, a conclusão das obras na Escola Ruy Ramos, que passou por reformas na cozinha e refeitório, relembrou sobre a grande obra que foi efetuada na Escola Deolinda Barufaldi, do bairro Alvorada, além de outros educandários que receberam pintura recentemente.
Cláudio lembrou que antes do retorno dos alunos, que ocorre amanhã, o início do ano letivo de 2025 na Rede Municipal de Ensino de Ijuí para equipes diretivas e profissionais da educação que atuam nas escolas foi marcado por um grande evento no último dia 03, reunindo mais de 500 servidores da educação. Na ocasião, o secretário apresentou a nova equipe gestora da pasta, anunciando nomes como o de Andréia da Rosa, que assumiu como secretária adjunta, Denise Siekierski de Oliveira como coordenadora pedagógica, Valesca Barella como coordenadora de recursos humanos, José Augusto Fiorin como coordenador administrativo e Rosangela Schimanoski como chefe de gabinete.
A pasta da educação é a maior da administração municipal, contando com mais de 1.100 profissionais que atuam nas 26 escolas da rede que retomam as atividades amanhã, atendendo aproximadamente 8.200 alunos.