Na tarde desta segunda-feira (10), a Comissão Especial (CE) de Segurança Pública se reuniu com moradores da Rua do Comércio, próxima ao campus da Unijuí, para discutir os transtornos, perturbações do sossego e poluição sonora que enfrentam, principalmente nos finais de semana. O secretário de Governo, Luis Fernando Valentini, também participou do encontro.
Durante a reunião, os moradores entregaram dois abaixo-assinados à Comissão, relatando os problemas constantes de perturbação e poluição sonora causados por som acústico, música ao vivo, gritarias e algazarras dentro e fora dos estabelecimentos, especialmente devido aos frequentadores que se aglomeram para consumir bebidas alcoólicas.
Outro ponto discutido foi a necessidade de uma fiscalização rigorosa em alguns alvarás de estabelecimentos, que podem estar operando de forma irregular conforme a atividade econômica permitida no local.
O presidente da CE, Adalberto Noronha, fez um breve relato das reuniões anteriores, que também abordaram os mesmos problemas. Noronha sugeriu uma mudança drástica no código de posturas do município, proibindo o consumo de bebida alcoólica em via pública após determinado horário.
O secretário de Governo, Luis Fernando Valentini, informou que o Jurídico do Poder Executivo está avaliando algumas restrições a serem implantadas para amenizar os transtornos enfrentados pelos moradores da Rua do Comércio. Valentini destacou que o contrato da empresa de coleta de lixo foi renovado, intensificando a limpeza na área, e mencionou a instalação de 144 câmeras no município para identificar e coibir as pessoas que estão causando os problemas, especialmente em relação ao consumo e tráfico de drogas.
A Comissão agora aguarda a ação efetiva do Poder Público para resolver os problemas enfrentados pelos moradores, esperando a alteração ou criação de uma nova lei que introduza algum tipo de proibição eficaz.
A Comissão Especial é composta pelos vereadores Josias Pinheiro, Adalberto Noronha, Bira Erthal, Chico Ortiz e Marildo Kronbauer.