Busca rápidaX


MANCHETES

Rodovias da região são contempladas com recursos em novo anúncio do Estado

12 de outubro de 2023

O governo do Rio Grande do Sul vai investir 796 milhões de reais em rodovias estaduais neste ano. 256 milhões estavam previstos no orçamento deste ano e ontem foram anunciados mais 540 milhões de reais. Esse valor adicional vai ser utilizado para recuperação de rodovias pavimentadas e não asfaltadas, ainda construção de novos acessos municipais.

Uma das obras se refere à ligação asfáltica entre Alegrete e Maçambará, a ERS 566, com obras em 52 quilômetros, com recurso extra de 54 milhões de reais. O Estado também garantiu recursos para ligações regionais entre Crissiumal e Horizontina e Crissiumal a Padre Gonzales, os dois trechos na ERS 305; ainda entre Rolador a Cerro Largo, ERS 165.

Ainda anunciou verbas para asfaltar os acessos municipais de Garruchos, Alegria, Senador Salgado Filho, Rolador, Pirapó e Sede Nova, também dinheiro a fim de construir ponte no município de Braga. Além disso, haverá conservações de outras sete estradas.

No que concerne a Garruchos, foi dada ordem para início das obras de pavimentação do acesso municipal. Para essas obras nas regiões Celeiro e Missões estão assegurados 63 milhões e 300 mil reais.

Já para a ligação asfáltica entre Três Passos a Horizontina, que já está em andamento, o Executivo gaúcho informou montante extra de 21 milhões e 500 mil reais. A conclusão deve ocorrer em 2025. Outro lote de verbas anunciado ontem é a ligação entre Tupanciretã e Santa Tecla, na RSC 392.

Da mesma área, o Estado reservou 9 milhões e 500 mil reais para seguir a ligação regional na ERS 506, entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul. Esse último lote, total de 85 milhões e 100 mil reais, ainda integra pavimentação do acesso municipal a Jari e de outros municípios, além de conservações de demais vias.

Outro lote é de 115 milhões e 900 mil reais para pavimentar acessos em vários municípios, por exemplo, em Ametista do Sul, Pinheirinho do Vale, São José das Missões e São Pedro das Missões. Nesse pacote de obras ainda reserva dinheiro para ligação regional entre Iraí e Planalto, na ERS 324; entre Tapejara e Charrua, ERS 430; e edificação de ponte na ERS 330, entre Erval Seco e Redentora.

Outro recurso anunciado ontem pelo Estado é para concluir a construção da ponte entre Campinas do Sul e Ronda Alta. Em relação ao asfaltamento do acesso a Nova Ramada, a ERS 539, com ligação à ERS 155, o governo estadual informou que existe o convênio e agora acontece licitação pelo município. Está em projeto a organização do acesso asfáltico a Dois Irmãos das Missões, na ERS 330.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí