Busca rápidaX

MANCHETES

Museu abre exposições temporárias sobre mulheres e seus papéis na história

2 de março de 2025

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) inaugura duas exposições temporárias que destacam a presença feminina em diferentes contextos da história. As mostras, disponíveis até o dia 14 de março, integram a programação especial do Museu dedicada ao Mês da Mulher, promovendo reflexões sobre o papel das mulheres na sociedade.

A primeira exposição, “História do Trabalho da Mulher”, conduz os visitantes por uma jornada sobre a participação feminina no mundo do trabalho, do século XIX até os dias atuais. Com um olhar sobre os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas, a exposição evidencia a evolução do horizonte profissional das mulheres e sua inserção no espaço público.

Já a segunda exposição, “Mulheres no Poder”, destaca figuras femininas que marcaram a história ao ocuparem posições de liderança. Entre os nomes abordados estão Cleópatra, Elizabeth I, Maria Stuart, Caterina de Sforza, Isabel de Castela e Cristina da Suécia, mulheres que desafiaram seu tempo e exerceram influência política e social.

A iniciativa é uma realização do Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, e conta com o apoio do Sinteep Noroeste/RS, Coordenadoria da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ijuí e Fórum Permanente da Mulher de Ijuí.

A comunidade é convidada a prestigiar e refletir sobre as narrativas apresentadas, valorizando o legado e a importância das mulheres na construção da sociedade.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no Madp, pelo telefone (55) 3332-0257 ou e-mail [email protected].

Fonte: Unijuí