Busca rápidaX


Novas formas de combate e aplicação de multa: vigilância projeta ações contra a dengue em Ijuí

1 de novembro de 2023

O chefe da Vigilância Sanitária de Ijuí, Ortiz Júnior, disse em entrevista à Rádio Progresso nessa quarta-feira (1º) que a vigilância em parceria om diversos setores do município organiza novas formas de combate a dengue. A preocupação dos órgãos de saúde é para que não se repita o cenário vivenciado em Ijuí neste ano, quando o município registrou oito mortes pela doença e milhares de casos positivos. Uma das ações efetuadas no momento é a readequação da legislação municipal, sendo assim, quando houver necessidade em caso de descumprimento da lei, a pessoa será multada. “ A pessoa que não cumprir com sua parte será notificada e se não tomar a providência necessária em seguida virá a multa. Precisamos que a comunidade tenha atenção pare esse fator”.

No que se refere a fiscalização das piscinas, Ortiz anunciou outra novidade. “adquirimos um novo equipamento que dará indicação de cloro e PH da água, mostrando se ela está tratada adequadamente. São meios de comprovação mais eficazes” afirma Ortiz.
O chefe da Vigilância Sanitária de Ijuí também falou sobre uma atividade que ocorre em consonância com o estado, cujo município de Ijuí foi um dos pioneiros num estudo que engloba a Fiocruz, se tornando piloto num projeto que hoje é implantado em Porto Alegre e que tem trazido bons resultados na capital do estado, ouça abaixo a entrevista completa:

Fonte: RPI