Foi inaugurado, nesta sexta-feira (5/4), em Horizontina, o novo centro cirúrgico do Hospital Oswaldo Cruz. Para ser finalizado, o local recebeu R$ 1 milhão em recursos do governo do Estado por meio do programa Avançar na Saúde. A cerimônia contou com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Desde julho do ano passado, quando o bloco começou a funcionar, faltando apenas o ato de inauguração oficial, o número de procedimentos subiu de 100 para 150 por mês, em média – um crescimento de 50%. A nova estrutura, que conta com um espaço de 550 m2, permite a realização de até três cirurgias simultâneas, cada uma em uma sala própria.
A construção custou R$ 6 milhões, recebendo, além dos recursos do Estado, emendas parlamentares, aportes do município e doações de empresários, entidades e da população local. Além do centro cirúrgico, o bloco conta com uma nova Central de Material e Esterilização (CME), espaço para partos humanizados e uma unidade de recuperação pós-cirúrgica. O Centro de Diagnóstico por Imagem, que faz parte da nova estrutura, foi inaugurado em março.
“É sempre uma alegria voltar a Horizontina para testemunhar a evolução da gestão responsável da associação junto à comunidade e ao município”, destacou Arita. “O governo prioriza projetos que viabilizem serviços próximos da população, e o Hospital Oswaldo Cruz é um exemplo”.