Busca rápidaX

MANCHETES

Novo comandante do CRPO Missões defende ações educativas para reduzir criminalidade

15 de março de 2024
Sargento Luis Aguir (esquerda) e Coronel Alexsander

O CRPO Missões – Comando Regional de Policiamento Ostensivo – com sede em Santo Ângelo, tem novo comandante. Desde janeiro deste ano chefia a Brigada Militar da região o coronel, Alexsander Duarte, oriundo da região metropolitana de Porto Alegre.

Hoje pela manhã ele esteve na RPI e, durante entrevista, ressaltou que está há 30 anos na corporação. Comentou sobre esforço de reduzir índices de criminalidade, não só através da repressão, ou seja, prisões e apreensões, mas também pelo trabalho educativo.

Nesse último quesito, frisou a importância da educação, especialmente, para crianças, adolescentes e jovens, para impedir que ingressem no mundo do crime, principalmente nas drogas. Citou o Proerd – Programa de Educação e Resistência às Drogas – que a Polícia Militar gaúcha desenvolve há vários anos, principalmente em escolas. O Proerd, até então direcionado para o Ensino Fundamental, agora vai ser ampliado para o Ensino Médio, ainda professores e pais de estudantes.

Alexsander Durante observou o problema das drogas, que é um dos principais crimes combatidos pela BM. Mas também destacou maior foco no combate a furtos qualificados que, muitas vezes, alimentam o tráfico.

O coronel reconheceu os investimentos do governo estadual na compra e repasse de veículos semi blindados para a Brigada Militar, também novas tecnologias. Pediu que os empresários doem 5% do ICMS para a segurança pública, inclusive com possibilidade de indicação para qual corporação, pois está previsto em lei. O 29º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ijuí, é subordinado ao CRPO Missões.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí