O ano de 2024 começa com nova direção na Câmara de Vereadores de Ijuí. Ontem iniciou o mandato do vereador Ricardo Adamy, do MDB, como presidente do Legislativo, conforme eleição que ocorreu dia 26 do mês passado.
Ele vai presidir a primeira sessão da Câmara ijuiense amanhã, às 18 horas, encontro ainda relativo aos trabalhos de 2023. Neste mês ainda haverá outras duas sessões, ou seja, segunda-feira que vem e dia 15. Após, o Legislativo de Ijuí vai entrar em recesso, com retomada das ações ordinárias em primeiro de março.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Ricardo Adamy considerou a escolha da atual diretoria da Câmara um dos processos mais tranquilos em relação ao último ano das recentes gestões da casa. Isso porque, não houve desacordo, ou seja, foi mantido o acerto entre partidos sobre indicação de candidatos a presidente e sem surpresas, pois, muitas vezes, em ano eleitoral surgem novidades de última hora no que se refere a nomes para presidir o Legislativo.
Adamy, que está no quarto mandato consecutivo de vereador, disse que vai trabalhar neste ano para manter a independência da Câmara em relação ao Poder Executivo, por exemplo, em relação aos projetos e orçamento do Legislativo.
Ele, ainda, considera essencial a autonomia existente das comissões da Câmara, inclusive as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), para não ficar a mercê de interesses da prefeitura. Ricardo Adamy comentou a atenção especial que haverá em 2024 no Legislativo de Ijuí, visto ano de eleições municipais, pois a legislação restringe algumas decisões.