Busca rápidaX

MANCHETES

O que pensam os vereadores de Ijuí sobre a iluminação pública (ou a falta dela)

8 de maio de 2023

A convite de Bira Erthal (PL), membros da secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito participaram da Sessão da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 8. O titular da pasta, Fábio Franzen, forneceu detalhes da instalação de lâmpadas led no município. Ele também justificou problemas enfrentados neste processo. No momento, 23 bairros receberam a instalação de lâmpadas. Ao todo, o município adquiriu 12.600 lâmpadas, sendo que 8.900 foram entregues até agora. As leds possuem cinco anos de garantia. Além disso, cerca de 10 materiais foram adquiridos para que houvesse a instalação. Atualmente, há duas equipes de trabalho: uma de instalação e outra de manutenção. A de instalação obedece o cronograma feito em sorteio e a de manutenção substitui as lâmpadas incandescentes por leds. 

Veja o que falaram os vereadores: 

Cleuton Rolim, o Beiço (PDT): “A promessa era entregar toda Ijuí com led até 19 de outubro. Faltou experiência para vocês. Queira ou não queira vocês deixaram a desejar. Muito tempo para dar a solução ao pedido dos moradores de Ijuí”. 

Paulo Braga (PDT):Qual a dificuldade de trocar as lâmpadas nos condomínios populares? Por que temos dificuldade de resolver os problemas no Colmeia e no Boa Vista? São mais de mil pessoas no Boa Vista e mais de 1,7 mil no Colmeia. Precisamos de resolução”.  

César Busnello (PSB): “O prefeito Andrei Cossetin, em entrevista à Rádio Progresso, o qual prometeu que toda a cidade de Ijuí estaria com lâmpadas led até 19 de outubro, descumpriu com o prometido. Não é o que estamos vendo. Há muita demora e justificativas”. 

Josias Pinheiro (PDT): “O processo de iluminação led iniciou-se com o prefeito Valdir Heck. Foram mais de 2 mil lâmpadas colocadas no governo passado. Que bom que esse processo está com continuidade. O que precisamos lamentar são alguns pontos: o próprio sorteio. Deveria começar com ruas com maior fluxo, pontos de ônibus que estão às escuras. É necessário dar uma atenção especial aos pontos mais críticos. Um pouco mais de jeito para lidar com as questões pontuais seria muito melhor”.

Beto Noronha (PT):Estamos entrando no quinto mês do terceiro ano da atual gestão. A iluminação pública perdeu um pouco o foco pela questão da dengue, senão essa seria a principal pauta. Isso demonstra que o serviço deixa muito a desejar. Pagamos para ter iluminação. As reclamações estão muito presentes”.

Matheus Pompeo (PDT):O que mais causou polêmica foram as diversas datas prometidas pela prefeitura. Isso causou estranheza. Aproveitando, questiono sobre o canal da Avenida Pinheiro Machado. Havia uma grande promessa durante as campanhas sobre a revitalização dele. O que percebemos é que está tudo muito feio”. 

Ricardo Adamy (MDB):Lhe parabenizo pela humildade (falou ao secretário). O que vale em uma gestão é a equipe comprometida. Estou dizendo que é uma gestão diferente da que passou que era uma gestão mais conservadora. Na passada foram colocadas mais de duas mil lâmpadas e os problemas não foram resolvidos. Temos problemas, mas temos enfrentamento”.