Augusto Pestana garantiu um investimento de R$ 625.139, por meio de convênio com o Governo do Estado, para a reforma de cinco pontes em diferentes localidades do interior do município. Segundo o secretário de Planejamento do município, Gilberto Zardin, os recursos fazem parte de um edital criado após as enchentes de 2024, com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária, a trafegabilidade e a vazão da água em pontos críticos da malha rural. Em entrevista à Rádio Progresso, o secretário municipal de Planejamento, Gilberto Zardin, destacou que o município acompanhou o edital desde sua publicação, em setembro do ano passado, elaborou os projetos e conseguiu habilitar cinco intervenções consideradas prioritárias.
As obras serão executadas nas localidades de Rincão dos Ferreiras, Rincão Seco, Fundo do Cambará, Rosário e Rincão do Progresso. Segundo Zardin, os locais foram definidos após avaliação conjunta das secretarias de Agricultura e Obras, além da Administração Municipal, levando em consideração o fluxo de veículos, a importância para o escoamento da produção agrícola e os recorrentes problemas causados pelo excesso de chuvas.
No Rincão dos Ferreiras será construída uma nova travessia em sistema de galerias, que também integra o projeto de ligação com Eugênio de Castro, onde há expectativa futura de pavimentação entre os municípios. Já no Rincão Seco, na região conhecida como Cascata dos Rodrigues, e no Fundo do Cambará, pontilhões de madeira serão substituídos por estruturas de concreto, reduzindo a necessidade de manutenção e aumentando a segurança.
No distrito de Rosário, a atual tubulação, insuficiente para suportar o volume de água durante períodos de chuva intensa, dará lugar a um pontilhão. Situação semelhante ocorre no Rincão do Progresso, no acesso à usina da Ceriluz, onde uma ponte de madeira também será substituída devido aos frequentes alagamentos. De acordo com o secretário, o município já construiu nove pontes de concreto nos últimos anos e segue buscando recursos para ampliar a modernização da infraestrutura rural, acompanhando o aumento do porte das máquinas agrícolas e melhorando o deslocamento de produtores e moradores.
O convênio prevê repasse em três parcelas. A primeira, superior a R$ 208 mil, já foi depositada. Agora, o município encaminha à Câmara de Vereadores um projeto para abertura de crédito especial, etapa necessária antes da licitação das obras. A expectativa da Administração é concluir os procedimentos burocráticos em cerca de 60 dias, desde que não haja recursos durante o processo licitatório. Após a assinatura da ordem de início, as obras poderão ser executadas dentro do prazo de 12 meses previsto no convênio.