Busca rápidaX

MANCHETES

Operação Boi Garantido é deflagrada no combate a crimes de abigeato na fronteira oeste do RS

22 de junho de 2024

A Polícia Civil deflagrou, ontem, a Operação Boi Garantido, visando o combate e repressão aos crimes de abigeato ocorridos na fronteira oeste. Foram presos seis indivíduos, dois deles preventivamente e quatro foram presos em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição. No total foram apreendidas 10 armas, munições, um caminhão e mais de quatro mil reais em espécie. Os mandados foram cumpridos em Uruguaiana, Itaqui e Quaraí.

A ação, que teve o apoio da Brigada Militar, foi desencadeada em conjunto pela 2ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Alegrete e pela Delegacia de Polícia de Itaqui, sendo cumpridas 14 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, prisão e sequestro de bens utilizados para a prática dos crimes investigados.

A operação é oriunda de investigações em que foram identificados diversos alvos responsáveis por abigeatos em Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Quaraí. A investigação apurou que os criminosos são indivíduos que trabalhavam nas propriedades da região, com profundo conhecimento da área e da rotina da lida no campo. Verificou-se que, com base nessas informações, orquestravam o melhor momento tanto para realizar as carneadas (abate do gado no próprio local) quanto para levar o gado vivo para outros locais, utilizando-se de veículos ou, em alguns casos, tropeando os animais para outros locais para o posterior embarque em caminhões.

As investigações apontam para o furto, desde janeiro, quando as investigações tiveram início, de 120 bovinos e 300 ovinos, causando aos produtores um prejuízo estimado em mais de 600 mil reais. A Diretora da 4ª DPRI/Alegrete, Delegada Daniela Borba, reforça o esforço constante da Polícia Civil na repressão aos crimes rurais, especialmente o abigeato: “A investigação qualificada permite a identificação dos autores, levando a consequente responsabilização penal de seus atos. Os crimes dessa natureza, além do elevado prejuízo que causam, leva a uma sensação de insegurança no campo tendo em vista que, muitas vezes, são cometidos por indivíduos conhecidos, razão pela qual continuarão sendo duramente combatidos pela Policia Civil”.

Os Delegados Ericson Mota, titular da DP de Itaqui, e Ewerton Sousa, titular da 2ª Decrab/Alegrete, destacam que a ação em conjunto reforça ainda mais o combate a grupos que praticam esse tipo de crime. Ademais, reforçam a participação ativa e fundamental da Brigada Militar, através da Patrulha Rural do 1ºBPAF, comandados pelos Ten. Cel Laerte e Capitã Amanda. Conforme os Delegados, “a atuação em conjunto das forças de segurança que atuam na região é fundamental para o êxito no combate à criminalidade. É essa integração que tem alcançado sucesso em manter os índices de criminalidade em níveis baixos na região, reflexo da integração e troca de informações em prol da sociedade”. A operação Boi Garantido contou com a participação de 65 policiais.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PC