Busca rápidaX

Operação Chapolin mira furto de veículos e prende 11 pessoas

2 de agosto de 2023

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (1/8) a Operação Chapolin para combater furtos qualificados em veículos em estacionamentos de centros comerciais, restaurantes e supermercados localizados em Porto Alegre e região metropolitana. Foram cumpridas 42 ordens judiciais em 10 cidades. Um carro BMW, avaliado em mais de R$ 300 mil, foi aprendido. Até o momento, 11 pessoas foram presas.

O nome da operação remete ao aparelho conhecido como “chapolin”, semelhante a um controle remoto, que “embaralha” os sinais do alarme e destrava os automóveis para que sejam efetuados os furtos. Em alguns casos, os criminosos utilizavam o aparelho, em outros, quebravam vidros ou danificavam as maçanetas dos carros, além de utilizar chaves “micha” para a subtração de objetos.

Segundo a investigação, os criminosos alugavam carros e adulteravam os sinais identificadores, substituindo as placas originais por placas falsas para utilizar em suas ações. Diversas dessas ações foram capturadas por câmeras de segurança dos estabelecimentos, permitindo a identificação de membros da parte “operacional” da quadrilha.

Participaram da ação, mais de 100 policiais civis que cumpriram ordens judiciais nas cidades de Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Cidreira, Ivoti, Parobé, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre e Cachoeirinha.

Fonte: SSP/RS